7 notícias: Divididos, caminhoneiros fazem nova greve a partir desta segunda-feira

DESTAQUES DA MANHÃ

7 notícias: Divididos, caminhoneiros fazem nova greve a partir desta segunda-feira

Confira notícias que são destaques nessa manhã de segunda-feira

7 notícias: Divididos, caminhoneiros fazem nova greve a partir desta segunda-feira
Créditos: Arquivo A Hora
Brasil

Divididos, caminhoneiros fazem nova greve a partir desta segunda-feira

Entidades que representam caminhoneiros prometem iniciar uma greve nesta segunda-feira para pressionar o governo federal a negociar uma pauta com 10 exigências, em uma tentativa de repetir o movimento que, em 2018, parou o país por 11 dias e deu origem à tabela de preços mínimos para os fretes rodoviários. A realização da paralisação, no entanto, não é consenso na categoria, e enfrenta oposição em grupos patronais e do setor produtivo. Prestes a começar o escoamento das safras de milho e soja, o agronegócio – que apoiou o movimento de 2018 – diz que obstruir a logística neste momento seria irresponsável.

Lideranças dizem acreditar que em até três dias conseguirão que 80% dos motoristas autônomos deixem suas boleias e participem da mobilização.


Comprometimento da receita com despesas de pessoal é o menor em nove anos no RS

Em 2020, o Rio Grande do Sul gastou 62,52% da receita corrente líquida com despesas de pessoal de todos os poderes, incluindo folha de pagamento de ativos e inativos, pensões diárias e outros gastos relacionados a servidores públicos. Esse número, que ainda excede ao permitido pela Lei de Responsabilidade Fiscal (60%), é o menor desde 2013. O limite prudencial é de 57%. Em 2019, as despesas com pessoal chegaram a 68,22% da receita corrente líquida, de acordo com os critérios da Secretaria do Tesouro Nacional (STN).


Chefe de Polícia gaúcha recebe prêmio internacional da embaixada dos Estados Unidos

A Chefe de Polícia do Rio Grando do Sul, delegada Nadine Tagliari Farias Anflor, recebeu o Prêmio Mulheres Brasileiras que Fazem a Diferença 2020, concedido pela Embaixada e Consulados dos EUA no Brasil. A delegada gaúcha está entre as oito brasileiras agraciadas.

O prêmio homenageia mulheres brasileiras que vêm realizando trabalhos comunitários significativos que causam algum impacto social. As agraciadas são mulheres que estão na linha de frente dos desafios locais, nacionais e globais e também aquelas que estão nos bastidores trabalhando para romper barreiras que promovem mudanças positivas à sociedade brasileira.

Nesse sentido, a chefe Nadine teve reconhecimento por sua atuação como primeira mulher a assumir a chefia da Polícia Civil do Rio Grande do Sul, supervisionando uma enorme estrutura organizacional, incluindo milhares de policiais civis, entre delegados e agentes.


Editoras acreditam na recuperação de fôlego em 2021

Segundo dados do Sindicato Nacional dos Editores de Livros, o varejo apresentou queda acentuada no primeiro semestre (em especial em abril, quando caiu quase 45% em relação ao ano anterior), mas recuperou-se a partir de julho, enfileirando seis meses consecutivos de números positivos.

Somando o bom desempenho dos livros digitais e o incremento das vendas pela internet (que saltaram de pouco menos de 18% do bolo para mais da metade das vendas no ano passado), o setor concluiu o ano de 2020 registrando crescimento de 0,87%. Um cenário de quase estabilidade, mas que ganha ares mais positivos quando se leva em conta as dificuldades óbvias do período – e que dá novo ânimo a quem se envolve nessa pequena grande aventura que é editar livros no Brasil.


Vinho brasileiro tem salto histórico no ano de pandemia

Em um ano muito difícil para a economia brasileira, o mercado de vinhos foi na direção oposta e deu um salto histórico em 2020. O consumo per capita subiu 30% no País, em meio ao isolamento social, chegando à máxima de 2,78 litros para cada habitante com mais de 18 anos. No entanto, o ano foi especialmente positivo para o nicho historicamente menos prestigiado das vinícolas nacionais: o de vinhos finos. Segundo a Ideal Consulting, que acompanha a evolução do setor, as vendas desses produtos dobraram.


Terremoto atinge a Guiana e é sentido no Brasil

Um terremoto de magnitude 5,7 atingiu a Guiana na tarde deste domingo (31), mais precisamente às 16h05 (horário de Brasília, 15h05 no horário local).

O epicentro do evento foi localizado a cerca de 40 quilômetros da fronteira com o Brasil e a 150 quilômetros de Boa Vista (RR), segundo o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS), e teve uma profundidade de aproximadamente 10 quilômetros.

O tremor pôde ser sentido por moradores de Boa Vista, em Roraima, e de Manaus, no Amazonas.


Segunda remessa de CoronaVac será distribuída às coordenadorias regionais na segunda, dia 1°

O lote de 53,4 mil doses da CoronaVac, vacina contra a Covid-19 produzida pelo Instituto Butantan, será enviado aos municípios nesta segunda-feira (1°). Na ocasião, também haverá entrega de outras 170,8 mil doses do imunizante recebidas ainda na primeira remessa, que foram reservadas para aplicação da segunda dose.

Acompanhe
nossas
redes sociais