Guia de sobrevivência das plantas durante as férias

Férias

Guia de sobrevivência das plantas durante as férias

Aprenda o que fazer para mantê-las saudáveis e bonitas enquanto você viaja

Guia de sobrevivência das plantas durante as férias

Férias são sinônimo de descanso e diversão, mas para quem tem plantas em casa, também pode significar uma surpresa desagradável no retorno da viagem. Afinal, como manter as plantas bonitas e saudáveis enquanto passa um tempo fora de casa?

A paisagista da Floricultura Toque Especial, Marlise Rahmeier Johann, ensina que, de forma geral, todas as plantas precisam de dois elementos básicos para sobreviver: água e iluminação. A quantidade varia conforme cada espécie.
Desta forma, o primeiro passo para garantir a saúde das suas plantas durante as férias é encontrar um amigo, vizinho ou familiar que possa visitar a casa para arejar os ambientes e regar as plantas uma vez por semana.

Caso a viagem seja longa e você não consiga ajuda, a dica é investir em utensílios que possa ajudar no cuidado com as plantas, como um gotejador automático ou um irrigador. A Toque Especial disponibiliza estres e outros auxiliares, mas é preciso avaliar com antecidência para encontrar a melhor solução para cada caso, alerta Marlise.

Para quem pretende passar poucos dias fora, a paisagista indica algumas soluções caseiras. Pode-se, por exemplo, transformar uma garrafa PET em um gotejador. Para isso, faça pequenos furos na tampa. Encha a garrafa com água e enterre, de forma que a tampa fique dentro da terra, ensina. “Assim a água é liberada aos poucos, conforme a necessidade de cada espécie”.

Se as suas plantas estão em vasos, os pratos também podem ser muito úteis para mantê-las vivas durante enquanto você viaja. Complete os pratos com água e deixe que a planta absorva conforme precisar. “Para períodos curtos, esta quantidade já ajudará bastante”.

Confira se não há pragas ou doenças atacando as suas plantas. Caso necessário, trate a situação antes de viajar e, quando possível, tente manter a planta “doente” separada das demais, para impedir que a praga se prolifere.
Também é importante renovar a terra e o substrato antes de viajar. “Mexer na terra e fazer uma boa adubação poderá ajudar muito para que a planta se mantenha saudável durante este período”.

Para as plantas internas, fatores como iluminação e ambientes arejados também exigem atenção. Algumas espécies não se adaptam bem à troca de lugares, ainda mais quando estão alocadas há tempo em um mesmo ambiente.

Mas, caso o espaço fique muito fechado e com pouca ventilação, a dica é remover a planta para um lugar com melhores condições, “O ideal é consultar as informações com algum profissional da área para orientar conforme a espécie”.

 

Plantas frutíferas

Se você tem plantas frutíferas em casa, certifique-se de que elas recebam Sol por pelo menos meio dia. Nos primeiros meses após o plantio, também precisam de rega frequente, até o enraizamento. As frutíferas em vasos precisam ser regadas com frequência e adubadas periodicamente. Se perceber a presença de pragas ou doenças, é importante fazer o tratamento imediato para que a sua planta não sofra e não tenha o ciclo de produção prejudicado.

 

Cactos e suculentas

Precisam de Sol e pouca água. O excesso de rega pode apodrecer a planta, então é preciso estar atento a quantidade de água conforme o tamanho do vaso. Quando estiveram plantadas em vasos pequenos, uma colher de sopa é o suficiente. No verão, podem ser gradas uma vez por semana. No inverno, a frequência pode ser ainda menor, a cada 15 dias, no máximo. Esteja atento também ao aspecto das plantas. Quando começam a ficar com as folhas separadas e crescem para uma direção, é sinal de que precisa de mais luz.

 

Orquídeas

A espécie gosta de locais com boa luminosidade, mas não sol direto. As orquídeas também não toleram o excesso de água e preferem ambientes frescos e ventilados. Assim como as suculentas e os cactos, a rega em excesso faz com que as raízes e folhas das orquídeas apodreçam. Algumas técnicas caseiras podem ajudar a não errar na quantidade de água duarante verão. Coloque duas a três pedras de gelo sob o substrato, para ajudar na manutenção da temperatura e na absorção lenta da água. Em dias quentes e secos, pode ser feito uma vez por semana. Você pode usar o borrifador, mas sempre direcionando a água para folhas e raízes.

Folhagens internas
Os cuidados variam muito conforme cada espécie. Mas, de forma geral, não deixe a planta muito tempo em ambiente fechado sem luz e ventilação. Aumentar a frequência de rega durante o verão, mas sempre utilize a técnica de colocar o dedo na terra para verificar se está úmido ou não. Algumas espécies não toleram o ar-condicionado, então o ideal é mover para locais onde não o ar gelado direto não atinja a planta de forma direta.

 

Ervas em jardineiras ou canteiros

Necessitam de regas mais frequentes em períodos quentes. Como menos umidade no ar e a maior incidência de Sol, as ervas e hortaliças tentem a murchar ou secar. Se a sua horta está localizada em um espaço onde recebe muita luz solar, é indicado utilizar sombrite para proteção durante o verão. Os vasos precisam ter boa drenagem, para evitar o acumulo de água no fundo, o que prejudica o desenvolvimento das olantas. Consulltar um pofissional da área pode ajudar, uma vez que cada espécie tem suas peculiaridades.

Acompanhe
nossas
redes sociais