7 notícias: estados e prefeituras cancelam ponto facultativo do carnaval

DESTAQUES DA MANHÃ

7 notícias: estados e prefeituras cancelam ponto facultativo do carnaval

Leia as notícias que são destaque na manhã deste sábado, 30

7 notícias: estados e prefeituras cancelam ponto facultativo do carnaval
Foto: Agência Brasil
Brasil

Brasil registra 1.119 mortes por covid-19 em 24 horas

O Brasil registrou 1.119 mortes por covid-19 nas últimas 24 horas, segundo dados atualizados nesta sexta-feira (29) pelo Ministério da Saúde. Com esse dado, chegou a 222.666 o número total de óbitos. O Rio Grande do Sul registrou 48 óbitos. Desde o início da pandemia, são 10.615 vítimas da doença em solo gaúcho.


Ministério da Saúde confirma compra de mais 54 milhões de doses da CoronaVac

O Ministério da Saúde confirmou, nesta sexta-feira, a opção de compra de mais 54 milhões de doses da vacina contra a Covid-19 CoronaVac, produzida pelo Instituto Butantan em parceria com a farmacêutica chinesa Sinovac. Em vídeo divulgado pela assessoria do ministério, o secretário executivo da pasta, Élcio Franco, comunicou o posicionamento e prometeu esforços para agilizar o registro definitivo do imunizante.

No contrato entre o ministério e o Instituto Butantan, a pasta havia adquirido um lote inicial de 46 milhões, com possibilidade de compra das mais 54 milhões de doses, totalizando 100 milhões ainda neste ano.


Falha expõe dados de 5,1 milhões de motoristas no site do Detran-RS

Informações de 5,1 milhões de motoristas ficaram expostas no site do Departamento Estadual de Trânsito do Rio Grande do Sul (Detran-RS), em razão de uma falha no sistema. Conforme reportagem do UOL, era possível acessar dados como números de RG, CNH, Renach, multas e placas de carro. Em nota, o órgão informou que corrigiu o problema na quarta-feira, após o alerta do portal.

A reportagem apurou que qualquer pessoa com conhecimento técnico tinha como acessar dados privados sem identificação de segurança. Segundo o Detran-RS, o fato de os dados estarem passíveis de consulta “não implica que eles tenham sido efetivamente ‘vazados’”.


Conselho oficia governo sobre paralisação de caminhoneiros na segunda-feira

O Conselho Nacional do Transporte Rodoviário de Cargas (CNTRC) enviou ofícios na quarta-feira a órgãos como o Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor e a Presidência da República para notificação e aviso da paralisação dos caminhoneiros autônomos, empregados e cooperados, a partir de segunda-feira, por prazo indeterminado.

Entre as reivindicações, a defesa da aplicação das políticas públicas do piso mínimo de frete e da exigência do Código Identificador da Operação de Transporte para todos, o abandono da política de preço de paridade de importação aplicada pela Petrobras, um termo de compromisso de fiscalização mais atuante da Agência Nacional de Transportes Terrestres na defesa dos direitos, garantias do transportador rodoviário de cargas e a discussão pública do projeto conhecido como BR do Mar com ampla participação da categoria.


Produção de petróleo e gás natural cresceu 52,71% em dez anos, diz ANP

A produção de petróleo e gás natural brasileira cresceu 52,71% de 2010 a 2020, segundo a Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP). Em 2020, foram produzidos 3,74 milhões de barris de óleo equivalente por dia (boe/d), incluindo óleo e gás, uma alta de 5,22% em relação a 2019.

O volume de petróleo extraído no ano passado foi de 2,94 milhões de barris por dia (bpd), e o de gás, de 127,4 milhões de m³ por dia.

Em 2020, o pré-sal respondeu por 68,61% da produção nacional, enquanto, em 2010, a participação era de 1,53%.


Bolsonaro cogita recriar ministérios após eleição no Congresso

O presidente Jair Bolsonaro disse, nesta sexta-feira, que há a possibilidade de recriar os Ministérios da Cultura, do Esporte e da Pesca, hoje secretarias de governo.

Bolsonaro citou os atuais secretários Jorge Seif (Pesca), Mário Frias (Cultura) e Marcelo Magalhães (Esporte) e elogiou a atuação dos três. Durante o discurso, o chefe do Executivo nacional voltou a dizer que a eleição de candidatos alinhados ao governo nas presidências da Câmara e Senado, prevista para segunda-feira, pode permitir a recriação das pastas.


Estados e prefeituras cancelam ponto facultativo do carnaval

Governos estaduais e prefeituras têm anunciado nas últimas semanas o cancelamento do ponto facultativo do período do carnaval. A decisão ocorre meses após a suspensão das festividades em fevereiro e tem o objetivo de desestimular aglomerações e festas clandestinas em meio ao aumento de casos da covid-19 no País.

A segunda, 15, a terça-feira, 16, e a quarta-feira (até as 14 horas), 17, são consideradas pontos facultativos pelo governo federal, o que está oficializado em portaria do Ministério da Economia de 30 de dezembro. Há gestões municipais e estaduais, contudo, que consideram parte das datas como feriado.

Entre os governos que tomaram a medida de suspensão, estão alguns dos principais destinos brasileiros para os festejos de carnaval, como Bahia, Pernambuco, Ceará São Paulo e Minas Gerais.

 

Acompanhe
nossas
redes sociais