Das 4,5 mil doses, 62,5% foram aplicadas

Maiores cidades

Das 4,5 mil doses, 62,5% foram aplicadas

Vacinas de dois laboratórios fazem parte do plano de vacinação na região. Doses dos primeiros lotes da CoronaVac e da AstraZeneca são aplicados em pessoas dos grupos prioritários

Das 4,5 mil doses, 62,5% foram aplicadas
Comunidade que reside na Aldeia Foxá recebeu a primeira dose de CoronaVac (Foto: Divulgação/Maiara Rovêa)
Vale do Taquari

Há dez dias as primeiras pessoas do Vale do Taquari foram vacinadas contra a Covid-19. Dois lotes do imunizante chegaram à região, totalizando 6.940 doses. Aos poucos, as vacinas CoronaVac e AstraZeneca são aplicadas em integrantes dos grupos prioritários.

Nesta primeira fase, o processo de imunização tende a ser realizado aos poucos. De acordo com a 16ª Coordenadoria Regional de Saúde, é necessário fazer um controle rígido. “Temos vacinas de dois laboratórios diferentes sendo utilizadas na campanha. Por isso tudo precisa ser bem identificado. É feito um cadastro a partir de informações pessoais, para sabermos qual vacina a pessoa recebeu, a data, o braço em que foi aplicada e quando deve receber a segunda dose”, comenta o coordenador da regional, Edegar Cerbaro.

Lajeado vacina indígenas

A comunidade que reside na Aldeia Foxá, no bairro Jardim do Cedro, recebeu a primeira dose de CoronaVac na tarde desta quinta-feira, 28. A imunização foi feita pela equipe de profissionais da Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai), em conjunto com as profissionais do Posto de Saúde do Jardim do Cedro.

Para representar os indígenas, o primeiro a receber a vacina foi o capitão da comunidade, Jonas Gonçalves Fernandes. “Eu estava bem curioso e ansioso, e agora fico feliz de saber que estamos sendo vacinados”, contou Fernandes.

Os indígenas são um dos grupos prioritários para vacinação nesta primeira etapa porque são um grupo com proteção legal diferenciada em razão de terem sistema imunológico diferente, o acesso ao atendimento médico ser feito de visitas médicas periódicas na aldeia (diferentemente da comunidade em geral, que busca o atendimento nos postos) e pelo fato de que viverem em comunidade os torna mais suscetíveis a serem contaminados caso um membro ficasse doente).

Aplicação das doses

Profissionais da área da saúde, idosos residentes de Instituições de Longa Permanência (ILPIs) e população indígena. Seguindo orientações do Ministério da Saúde, municípios iniciaram a vacinação com foco nos grupos prioritários. Aplicação das doses é realizada diariamente por equipes das Secretarias de Saúde.

Novo lote

A 16ª CRS e os municípios da região aguardam o encaminhamento de mais um lote de vacinas. Na segunda-feira, 25, o Estado recebeu nova remessa da CoronaVac. São 53,4 mil doses do imunizante produzido pelo Instituto Butantan. A Coordenadoria ainda não foi informada sobre quantas doses terá direito. A data da distribuição deve ser divulgada nos próximos dias

Acompanhe
nossas
redes sociais