“Quando pensou em construir esse porto depois da ponte, não pensou por qualquer coisa, ele tem um fato importante. Tu chegas nele pela água, pela rodovia e pela ferrovia”. A afirmação é do especialista em Porto e Hidrovia, Eduardo Battaglia Krause, que atua também como assessor especial da Casa Civil, durante entrevista ao programa Frente e Verso, da Rádio A Hora 102.9, na manhã desta quarta-feira, 27.
Conforme ele, que também participou da reunião realizada na manhã de terça-feira, 26, em Estrela, o movimento traz muito mais que esperança. “Uma reunião muito promissora, a região é dotada de um porto em boas condições de operação. Precisamos trabalhar coletivamente a carga. Sem carga, sem origem e destino de mercadoria, o porto não vai existir nunca.”
O especialista ressalta que o local foi muito bem preparado e que, o momento atual, é propício para voltar a trabalhar essa restruturação. “Temos que aproximar o empreendedor, conversar e mostrar que é mais fácil, rápido e mais barato trazer a carga pela hidrovia, isso é bom para o empreendedor e para o Estado.”
Desafio
Na opinião do especialista, o grande desafio é também aproximar empreendedor, dono do navio, operador da carga, origem e destino. Depois que isso for feito, acredita que serão necessários poucos anos para que o local se fortaleça novamente.