Inço cresce e comunidade reclama em Lajeado

Limpeza

Inço cresce e comunidade reclama em Lajeado

Período de verão e chuvas constantes faz com que o mato invada ruas e calçadas nos bairros. Serviços públicos estabelecem cronograma para solucionar demanda

Inço cresce e comunidade reclama em Lajeado
Ruas do bairro Moinhos demandam de limpeza. Departamento de Serviços Urbanos promete melhoria até domingo (Foto: Jhon Tedeschi)
Lajeado

Caminhar em trechos das calçadas da rua Carlos Spohr Filho, no bairro Moinhos, em Lajeado, é dividir espaço com o inço e o mato. Moradores reclamam da falta de capina, roçada e limpeza de espaços públicos no período do verão, que demanda manutenção constante.

Moradora do bairro Moinhos, Marlise Becker, utiliza a via para realizar caminhadas. Nas últimas semanas, ela relata que algumas vias próximas a sua residência, que fica na Deodato Borges de Oliveira, e em especial a Carlos Spohr Filho estão intransitáveis em alguns pontos. “É tanto mato, que precisamos caminhar pela rua, pois na calçada é inviável”, explica.

Marlise comenta que a não manutenção desses espaços pode atrair animais, como cobras, para as residências. “Nessa época do ano, a vegetação cresce de forma mais rápida, por isso, a assistência por parte da administração municipal deve ser mais frequente”, argumenta.

Além da Carlos Spohr Filho, as ruas Deodato Borges de Oliveira, Bezerra de Menezes e Cristóvão Pereira também demandam manutenção.

Responsabilidade dividida

O fiscal de obras do Departamento de Serviços Urbanos, Carlos Kayser, explica que a roçada de espaços públicos, terrenos, praças e escolas são de contrato e responsabilidade da Secretaria de Obras. Já as demandas de capina mecanizada, que abrange beira de rua, meio-fio e 20 centímetros da calçada, são responsabilidade da Secretaria do Meio Ambiente.

Conforme Kayser, ainda assim, algumas ruas ficam como encargo do departamento, como é o caso da rua de Carlos Spohr Filho, Avenida Senador Alberto Pasqualini, entre outras. “A limpeza da principal via de Moinhos estava programada para ocorrer no último domingo, 24, porém uma demanda mais urgente, em uma escola, adiou o trabalho”, relata.

O desencontro de equipes deixa a comunidade na espera pela solução. O fiscal de obras esclarece que a Carlos Spohr Filho será limpa até o próximo domingo. De acordo com ele, como a rua é de fluxo intenso durante a semana, a manutenção será realizada no domingo para preservar a segurança da equipe e dos motoristas que trafegam pelo local. “Se as condições do tempo permitirem, a via será limpa”, garante.

A Secretaria do Meio Ambiente prepara cronograma da capina mecanizada para divulgar nas próximas semanas.

Acompanhe
nossas
redes sociais