Ter um ano letivo com a mesma data para todas as cidades gaúchas. Essa é a sugestão da Federação das Associações dos Municípios do RS (Famurs). Tanto que essa proposta será um dos temas abordados em cinco seminários. As programações ocorrem em fevereiro. A ideia é reunir gestores municipais e as equipes de educação dos 497 municípios no “Encontro RS Cidades”.
A principal pauta do evento, organizado pela Famurs e pelo governo do Estado, é a volta às aulas. Municípios poderão apresentar principais demandar e dúvidas. No Vale do Taquari, uma das questões apresentadas será a do transporte escolar.
Em Cruzeiro do Sul, cerca de 300 crianças dependem de ônibus para chegar nas escolas. A área rural do município é uma das maiores de toda a região. São cerca de 800 quilômetros de estradas. Com a pandemia e a menor adesão dos estudantes, preocupação da administração é conseguir ofertar trasporte para todos os alunos, caso as aulas presenciais sejam retomadas.
De acordo com o presidente da Famurs, Emanuel Hassen, os seminários têm o objetivo de unificar questões voltadas à educação. “Um calendário único de retorno às aulas seria o ideal. Vamos estabelecer regras para serem seguidas, de acordo com pontos que vão ser levantados nos encontros da próxima semana. Acredito que isso seja possível, mesmo que com um retorno gradativo e com a sequência das aulas remotas”, comenta.
Encontro RS Cidades
Outros temas debatidos nos seminários são a vacinação contra a Covid-19 e modelo de distanciamento controlado. “Esse debate no início do ano é muito importante. Mais de 300 municípios do Estado têm novos gestores. Precisamos alinhas as ações”, diz o presidente da Famurs.
A abertura do evento acontece a partir das 14h desta quinta-feira, 28, com transmissão ao vivo pelo canal do governo do Estado no YouTube. Na oportunidade, vão ser debatidos temas relacionados à saúde, segurança e educação.
Estão previstos na programação do Encontro RS Cidades outros cinco seminários com a participação das associações regionais. Os encontros virtuais acontecem entre os dias 3 e 5 de fevereiro. A Associação dos Municípios do Vale do Taquari (Amvat) participa do evento na quarta-feira, 3.
“Passado o ano de eleições, precisamos retomar o diálogo e abrir espaço para esses temas que fazem parte do dia a dia da comunidade. Estamos em um novo momento, uma nova realidade está se formando. Precisamos agir”, complementa Maneco.