O prefeito de Lajeado e sua vice, Marcelo Caumo e Gláucia Schumacher participaram do programa A Hora Bom Dia, no dia do aniversário de 130 anos do município, nesta terça-feira, dia 26, para debater e apresentar os aspectos da gestão pública em diversos aspectos da cidade, como educação, saúde, segurança e mobilidade urbana.
Conforme Caumo, toda diversificação faz parte da história. “Quanto mais crescemos, mais diversificado é o seu povo. A proximidade entre o poder público e seus pilares do desenvolvimento como a universidade, empresas e hospital são meios para promover o bem-estar de quem vive no município”, argumenta.
Referente à ainda pequena presença da mulher na política, Gláucia afirma que é uma questão cultural no país e que a classe deve enfrentar com coragem para conquistar postos de importância na sociedade. “As mulheres estão cada vez mais presentes na política, nas salas de aula, em cargos importantes nas empresas”, argumenta.
Desafio nos 130 anos
Conforme Caumo, o principal desafio é manter a qualidade de vida dos seus moradores. “Queremos que as pessoas busquem em Lajeado pela qualidade de saúde, educação, segurança e por aí vai. Queremos conseguir oferecer essa qualidade para quem mora e para quem vem para cá”, explica.
Segurança Pública
Caumo reflete que o tráfico de drogas ocorre em todas as cidades. “Trabalhamos para a diminuição de homicídios e a presença de armas nos bairros e conseguimos reduzir esses índices nos últimos anos. Depois, trabalhamos nos outros fatores, como o Pacto Lajeado pela Paz que atua com crianças para desenvolver espíritos de liderança e afastar de desvios de conduta”, explica o prefeito.
Mão de obra especializada
A administração municipal possui um plano com o sistema S (Senac, Sest/Senat, Senai, Sesc) para potencializar a mão de obra no município. Conforme Caumo, a ideia é trabalhar junto ao Pro_Move para disseminar as ideias de cidade inteligente e da inovação.
Escolas infantis
Conforme Gláucia, no ano passado, não foi possível contar o número de vagas faltantes na educação infantil. Já o saldo dos quatro primeiros anos, foram 1,4 mil novas vagas em creches. “Há cerca de 40 crianças sem vagas, mas trabalhamos para suprir essa falta”, relata.
Mobilidade urbana
Conforme Caumo, Lajeado inicia um estudo para melhorar a interligação entre as rodovias estaduais e federais, que faz parte do plano de mobilidade urbana.
Vídeo de celebração
Caumo convida a comunidade a assistir o vídeo de celebração do aniversário. “É um modo de celebrar essa data em meio à pandemia. Traz resgates históricos e sobre as conquistas do município”, relata.
Confira a entrevista na íntegra