26 de janeiro. Data da fundação de Lajeado. Ao longo destes 130 anos, a cidade cresceu. Deixou para trás o perfil de município agrícola e se urbanizou. Cresceu e conquistou status de polo regional.
A força econômica, calcada na diversidade produtiva, da industrialização de alimentos, da construção civil, do comércio e dos serviços, atraí pessoas de outras cidades e de outras regiões gaúchas e até de fora do RS.
Esse avanço em termos habitacionais trouxe exigências diferentes de quando a cidade ainda mantinha necessidades voltadas ao atendimento da população rural. Ao invés das manutenções em estradas vicinais, de programas públicos voltados aos agricultores, precisou repensar as próprias políticas.
Neste caminho do passado para o presente, algumas carências ficaram evidentes. As ruas estreitas não dão conta para o alto fluxo de veículos, a falta do tratamento de esgoto polui o solo e o manancial hídrico, e a oferta de vagas na Educação Infantil é menor do que a demanda.
Esse descompasso entre desenvolvimento e sustentabilidade ocorre justamente por essa expansão urbana acelerada, diante da falta de um planejamento de longo prazo com vistas nos desafios futuros.
O progresso de uma cidade não significa apenas possibilitar trabalho e renda. É preciso mais. Ajudar a garantir qualidade de vida também é missão do poder público. O início disso tudo, passa pelo regramento acerca do desenvolvimento urbano e também pelo engajamento das forças vivas da sociedade. Alguns movimentos passaram a observar essas tendências. Lajeado aos poucos avança nestas revisões sobre como as necessidades de hoje serão mais latentes no futuro.
A cidade teve uma conquista importante com o novo Plano Diretor. Foram quase quatro anos de debates até a aprovação. Outro destaque fica por conta do Pro_Move. Iniciativa que reúne setores distintos da sociedade com o objetivo de criar um ambiente propício à inovação e à criatividade.
No caminho para o futuro, o planejamento é decisivo para melhorar a qualidade de vida e corrigir distorções. Na edição de hoje, o Grupo A Hora brinda os leitores com a revista alusiva ao aniversário de Lajeado. O conteúdo aborda os paradoxos do municípios, por um lado destaque na qualidade de vida, com grande potencial econômico e, por outro, os entraves que minam o desenvolvimento local.