Um encontro entre líderes empresárias e do governo federal foi realizado na manhã desta terça-feira, 26, para debater sobre o Porto de Estrela, em Estrela. A municipalização do espaço já havia sido levantada no governo de Rafael Mallmann e agora segue sendo trabalhada por Elmar Schneider.
Conforme informações da reportagem, que participa do encontro fechado, o debate será para decidir o que será feito com a estrutura. Representantes do Porto de Rio Grande participam do encontro para viabilizar e debater possíveis conexões para operacionalizar a hidrovia.
O senador Luis Carlos Heinze, principal interlocutor com o governo federal, participa da reunião. Em entrevista à radio A Hora 102.9, explicou que a administração municipal não tem condições de explorar o espaço sozinha, mas a iniciativa priva sim. “Conseguimos um recurso de R$ 5 milhões que está sendo utilizado para realizar um estudo de quatro eclusas – Bom Retiro do Sul, Rio Pardo, General Câmara e Cachoeira do Sul. Com essas eclusas funcionando, esses dois ramais do Rio Taquari e Jacuí poderão voltar a funcionar”, explica.
Segundo ele, a Marinha Americana esteve visando as eclusas e deu parecer para as estruturas. “Precisamos que o empresariado se interesse por esse modal. Nós pegamos as rodovias juntamos hidrovias e a ferrovia para retomar o que já tínhamos programado nos anos 70. Vamos buscar parcerias que possam explorar essa estrutura de Estrela”, pontua.