A Universidade do Vale do Taquari (Univates) realizará, entre os dias 8 e 12 de março, o 1º Workshop de Biologia Molecular de Ácaros do Brasil. O evento, que ocorre de forma totalmente on-line, terá como finalidade consolidar e expandir a área de estudos em biologia molecular de ácaros no Brasil, reunindo pesquisadores brasileiros e estrangeiros renomados na área e pesquisadores que estão iniciando seus estudos. As inscrições para ouvintes e participantes são totalmente gratuitas e podem ser feitas no site.
A programação do evento é dividida por temáticas:
- Segunda-feira, dia 8: Inovações e Ferramentas;
- Terça-feira, dia 9: Taxonomia Integrativa e Genética Populacional
- Quarta-feira, dia 10, aos Ácaros como Vetores de Microrganismos;
- Quinta-feira, dia 11, à Resistência a Pesticidas e Controle Biológico
- Sexta feira, dia 12, à Bioinformática e Proteômica;
“O evento possibilitará o estreitamento de relações entre grupos de pesquisa nacionais e internacionais, proporcionará o compartilhamento de metodologias de pesquisa, expertise em análises complexas, principalmente de bioinformática, além de visualizar possibilidades de intercâmbio de pesquisadores e alunos entre as instituições envolvidas”, destaca uma das organizadoras, a pesquisadora e professora da Univates Liana Johann.
Submissão de resumos
Interessados em submeter resumos científicos para apresentação podem se inscrever até o dia 20 de fevereiro em univates.br/sistema/inscricao. Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail workshopbiomolacaros@univates.br ou pelo telefone (51) 3714-7000, ramal 5944.
Laboratório da Univates é referência nacional
A Universidade do Vale do Taquari (Univates), por meio do Laboratório de Acarologia, é referência nacional na descrição e identificação de ácaros. Criado em 2003 pelo professor doutor Noeli Juarez Ferla, a estrutura está atualmente instalada no Prédio 21 da Instituição, como parte da estrutura de pesquisa do Parque Científico e Tecnológico Univates, o Tecnovates. Ele é vinculado ao curso de Ciências Biológicas e aos Programas de Pós-Graduação em Ambiente e Desenvolvimento (PPGAD), em Biotecnologia (PPGBiotec) e em Sistemas Ambientais Sustentáveis (PPGSAS).