Organização cancela Expoagro Afubra de 2021

agronotícias

Organização cancela Expoagro Afubra de 2021

Em nota, Associação dos Fumicultores do Brasil justifica decisão de manter feira suspensa pelo segundo ano consecutivo em razão da continuidade do alto número de contaminações pelo novo coronavírus

Organização cancela Expoagro Afubra de 2021
Na edição de 2019, o parque Afubra, em Rio Pardo, recebeu mais de 110 mil pessoas. Créditos: Divulgação
Vale do Taquari

A organização da Expoagro Afubra decidiu cancelar pelo segundo ano consecutivo a feira dedicada à agricultura familiar. A programação estava prevista para 17 até 20 de março. A posição da Associação dos Fumicultores do Brasil (Afubra) foi comunicada nesta terça-feira por meio de nota.

A justificativa se deve à preocupação em garantir a segurança das pessoas e expositores frente da continuidade da alta taxa de contágio por covid-19. Havia uma discussão para tornar o evento virtual, o que foi descartado.

Para a edição do ano passado, a organização chegou a elaborar um protocolo de segurança sanitária, mas a partir do entendimento de que haveria mais riscos do que benefícios, se determinou o cancelamento.

No ano passado, a suspensão da feira foi anunciada cinco dias antes da abertura, quando houve a publicação do decreto estadual de calamidade pública. Agora a decisão foi antecipada em mais de 50 dias da feira.

Na última edição da feira, em 2019, mais de 110 mil visitantes estiveram em Rincão del Rey. Deste total, 85% eram produtores rurais. O parque da Afubra fica em Rio Pardo e tem 35 hectares.

Comunicado da Afubra

O crescimento do número de casos de covid-19 requer tomada de posição quanto à realização de eventos para evitar aglomerações. Considerando a necessidade da preservação da saúde de todos, após consulta feita a patrocinadores, expositores, fornecedores e produtores rurais, a Associação dos Fumicultores do Brasil, organizadora da Expoagro Afubra, decidiu pelo cancelamento da feira, marcada para ocorrer de 17 a 20 de março de 2021, no Parque de Exposições, localizado em Rincão del Rey, Rio Pardo/RS.

Até o momento, estávamos otimistas com a realização da feira e trabalhando em protocolos de segurança exigidos pelos governos. Entretanto, o elevado número de público sempre presente no evento, que impossibilita o agendamento de visitação escalonada, e, ainda que, com todo cuidado e zelo que se poderia – e deveria – adotar, a insegurança de conseguirmos cumprir e fazer cumprir todos os procedimentos necessários persiste, e nos fez tomar essa decisão.

A Afubra lamenta, profundamente, novamente ter de cancelar a maior feira do Brasil voltada à Agricultura Familiar. Entendemos, contudo, ser de fundamental importância continuarmos a priorizar a saúde e o bem-estar de todos.

Acompanhe
nossas
redes sociais