O Campeonato Brasileiro recebe neste final de semana um dos clássicos mais importantes dos últimos anos. O Gre-Nal 429 representa muito para a Dupla. Líder do Brasileirão, o Internacional chega à partida em uma sequência de sete vitórias consecutivas. Na briga pelo G4, o Grêmio não perde faz 16 jogos no campeonato. Quando o árbitro apitar o início de jogo, às 16h, muita coisa estará em jogo no Estádio Beira-Rio.
A temporada 2020 tem sido marcante para a história do clássico. A partida de domingo será o sétimo encontro entre as duas equipes desde o início do ano passado. A vantagem é do Tricolor, com quatro vitórias e dois empates. Mais do que isso, o Grêmio não perde para o Internacional desde setembro de 2018.
Até por isso, a partida é mais valiosa para o Internacional. O Colorado de Abel Braga é quem vive o melhor momento. São nove jogos sem derrota no Brasileirão, sete vitórias seguidas. Mais do que isso, o Inter assumiu a liderança na última rodada e luta para conquistar um título que não vence desde 1979.
Inter: aposta na juventude
Depois de golear o São Paulo por 5 a 1, o Colorado chega com moral ao clássico. Para a partida, Abel tem poucos desfalques. Em relação ao último jogo, a única baixa é a do jovem atacante Caio Vidal, suspenso pelo terceiro cartão amarelo. Em seu lugar deve atuar o também jovem João Peglow. Quem também pode aparecer na partida é Thiago Galhardo, que deve iniciar no banco.
Desde que chegou, o técnico tem feito uma grande aposta nos atletas jovens ou oriundos da categoria de base. Cinco devem iniciar o clássico: Lucas Ribeiro, Dourado, Praxedes, João Peglow e Yuri Alberto.
Grêmio: retornos importantes
O time de Renato Portaluppi tem duas grandes missões e que estão correlacionadas na partida: acabar com a sequência de empates e manter a hegemonia recente sobre o grande rival. Se está invicto faz 16 jogos no Brasileirão, o Grêmio é quem mais empata na competição. 15 partidas terminaram com igualdade entre o time e o adversário.
Para a partida, Renato tem notícias boas e ruins. As boas são o retorno de Pedro Geromel, que está recuperado e deve iniciar o jogo, e do volante Matheus Henrique. Por outro lado, tanto Lucas Silva quanto Maicon são dúvidas.
Duelo de treinadores
Campeões mundiais por Inter e Grêmio, Abel Braga e Renato Portaluppi farão duelo inédito no Gre-Nal 429. Mesmo com longa história pelos clubes, os treinadores jamais se enfrentaram no clássico gaúcho. Em duelos contra o grande rival, a vantagem é de Renato. O técnico disputou 24 clássicos. São 9 vitórias, 12 empates e 3 derrotas. Aproveitamento de 54%.
Já Abel, pelo Inter, enfrentou o Grêmio em 19 jogos. São 5 vitórias, 8 empates e 6 derrotas. Aproveitamento de 40%.
Para acreditar
No Inter
• A sequência de sete vitórias consecutivas é a melhor no Brasileirão desde 1978. Contra o Grêmio, o Colorado pode igualar seu recorde, que são 8 vitórias.
• O Inter é dono do melhor ataque do campeonato, com 53 gols marcados.
• O último levantamento apontou que o Colorado tem 50% de chance de ser campeão brasileiro.
No Grêmio
• O Tricolor não perde há 11 clássicos, a última derrota ocorreu em setembro de 2018. 1 a 0 gol de Edenilson.
• O Tricolor não perde pelo Brasileirão faz 16 partidas, a última derrota ocorreu contra o Santos, no dia 11 de outubro.
• O Grêmio é dono da melhor defesa da competição, com apenas 25 gols sofridos
O que o clássico representa
Internacional
Vitória – Mantém a liderança e pode até abrir dois jogos de vantagem para o segundo colocado.
Empate – Mantém a liderança mas pode ter o São Paulo o igualando em pontos.
Derrota – Pode manter a liderança, mas depende de resultados. São Paulo passa se vencer.
Grêmio
Vitória – Pode subir para a quinta colocação.
Empate – Também pode subir, pois tem a mesma pontuação do Palmeiras.
Derrota – Fica na sexta colocação