Na manhã deste domingo (24), o Rio Grande do Sul deve receber um novo lote de vacinas contra covid-19, segundo informações divulgadas pelo Ministério da Saúde neste sábado (23). Desta vez, desembarca no Estado uma remessa de 116 mil doses do imunizante desenvolvido pela Universidade de Oxford e laboratório AstraZeneca em parceria com a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).
Conforme a pasta, 12 volumes com o produto deixarão o aeroporto do Galeão, no Rio de Janeiro, em um voo previsto para sair às 7h35min e com previsão de chegada, em Porto Alegre, às 9h35min. A Secretaria Estadual da Saúde (SES) ainda não detalhou a logística dessas vacinas.
Aprovadas para uso emergencial no último domingo (16), as vacinas Oxford chegaram ao Brasil no fim da tarde de sexta-feira (22), em uma remessa de dois milhões de doses. Logo após o desembarque, em São Paulo, os imunizantes foram encaminhados para a Fiocruz, no Rio de Janeiro, onde passaram por uma análise de segurança e processo de etiquetagem. Pouco depois das 14h deste sábado (23), caminhões carregados deixaram a Fiocruz rumo à distribuição.
Conforme anúncio feito ontem pelo ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, haverá esforços para o Amazonas receba o quanto antes o imunizante em razão da situação crítica no Estado. Está previsto o envio, ainda neste sábado, de 132,5 mil doses para Manaus. São Paulo é o local que deve receber a maior quantidade da vacina: 501.960, seguido de Minas Gerais, com 190,5 mil e Rio de Janeiro, com 185 mil.
Fonte: GaúchaZH