Especialistas reforçam importância  da vacinação

Saúde

Especialistas reforçam importância da vacinação

Sobre a vacina da Covid-19, os profissionais se mostraram otimistas com os resultados

Especialistas reforçam importância  da vacinação
Debate ocorreu nesta semana no estúdio da Rádio A Hora 102.9 (Foto: Jéssica Mallmann)
Vale do Taquari

Na semana em que o Brasil foi contemplado com as primeiras doses da vacina contra a Covid-19, o painel Conversa Franca debateu a importância da vacinação para a população mundial. No bate-papo, o médico oncologista, Hugo Schünemann, e a farmacêutica Luciana Weidlich, afirmaram que a imunização é a maneira mais eficaz para erradicar doenças e promover a proteção coletiva.

Disponíveis há mais de 200 anos, as vacinas têm por objetivo produzir defesas contra agentes infecciosos e bacterianos. “Ela imita o que o nosso sistema imunológico cria naturalmente na presença de um organismo estranho”, explica Luciana.

De acordo com a farmacêutica, a primeira vacina foi desenvolvida pelo médico britânico Edward Jenner, contra o vírus da varíola. Desde então, inúmeras imunizações foram criadas e, assim, surgiram os calendários de vacinação nacional.

Otimismo

Sobre a vacina da Covid-19, os profissionais se mostraram otimistas com os resultados. Para Schünemann, ainda que existam debates ideológicos sobre a proteção, no momento, a imunização é a melhor estratégia para combate da doença.

“É verdade que tem algumas coisas que ainda não se sabe sobre a vacina. Mas, certamente, se colocarmos na balança o risco da doença como um todo, sem dúvidas, a vacina é a melhor alternativa”, afirma o médico oncologista.

Para Luciana, o momento representa um marco histórico para a área da saúde, pois nunca se desenvolveu uma vacina tão rapidamente e seguindo todos os protocolos de vacinação. “As pesquisas de vacinas e medicamentos muitas vezes duram anos porque o financiamento é a conta gotas. Neste caso, foi um interesse mundial que movimentou o setor”.

O Painel Conversa Franca é uma produção do Centro Regional de Oncologia (CRON), em parceria com o Grupo A Hora, com o objetivo de debater a saúde com a comunidade. O programa completo você pode conferir acessando o QR Code da página.

Acompanhe
nossas
redes sociais