Vacina chegou. E agora?

Imunização no Vale

Vacina chegou. E agora?

Lajeado e Estrela foram os primeiros municípios da 16ª Coordenadoria Regional de Saúde (CRS) a vacinarem contra a covid-19. Na terça-feira, a região recebeu as 4.240 doses da CoronaVac e iniciou a distribuição às 37 cidades

Vacina chegou. E agora?
Em Estrela, casal de idosos foram os primeiros imunizados (Foto: Fábio Kuhn)
Vale do Taquari

Símbolos da saúde e preservação cultural de Estrela, Werner e Gisela Schinke entram para a história também como o primeiro casal a ser vacinado contra a covid-19 no município. O ato que marcou a campanha de imunização estrelense ocorreu na casa da família na tarde de terça-feira, 19.

Gisela, que completa 91 anos hoje, recebeu a vacina por volta das 19h10min. O marido, que atuou como médico por mais de 50 anos no município recebeu a dose logo na sequência. “Estou muito emocionado pelos meus anos na medicina terem sido lembrados. É uma honra para nós”, resumiu.

Estou muito emocionado pelos meus anos na medicina terem sido lembrados. É uma honra para nós

Ao total, o municípios recebeu 449 doses da CoronaVac. Conforme o governo, a prioridade a partir de agora será vacinar os profissionais de saúde na UTI, casas geriátricas, pessoas com deficiência e os indígenas. “Viva o sistema de saúde, a ciência e a vida”, celebrou o prefeito Elmar Schneider.

Em Lajeado, o início da vacinação também ocorreu na tarde de terça-feira no Posto de Saúde São José/Bairro Praia. A primeira a ser imunizada foi Patrícia da Rocha, enfermeira de 42 anos que atua na linha de frente na unidade Covid.

“Minha maior alegria no trabalho é ver o paciente ir embora, receber alta depois de passar por dificuldades. É emocionante levar os pacientes à portaria do hospital para reencontrar seus familiares”, conclui.

A segunda profissional vacinada foi Eloicídia Andrade da Silva atua no posto de saúde municipal. “É um momento histórico. Há pessoas ansiosas pela vacina e fui privilegiada em estar entre as primeiras”, resumiu.

Lajeado é o município da região que recebeu a maior quantidade de vacinas (1.248 doses). A prioridade de vacinação será: profissionais da saúde diretamente relacionados com a pandemia; idosos com mais de 75 anos em casas geriátricas; pessoas com mais de 18 anos residentes em instituições de longa permanência; idosos, começando pelos mais velhos e baixando a idade e pacientes de qualquer idade com comorbidades para as quais a covid-19 seja um risco extra de agravamento

Ao total, o estado repassou 170,8 mil doses aos municípios no início da campanha de imunização. A mesma quantidade ficou retida pelo Piratini para garantir o reforço aos vacinados. Entrega da segunda dose deve ocorrer de duas a quatro semanas.

Outros municípios

Arroio do Meio realiza ato simbólico para início da vacinação na manhã de hoje na unidade localizada junto à Secretaria de Saúde. O primeiro vacinado não havia sido definido até a tarde de terça-feira.

Após, as 203 doses deverão ser aplicadas nos profissionais da unidade central que atuam na Ala Covid, idosos que residem em dois lares geriátricos e profissionais do Hospital São José. Expectativa do secretário de Saúde, Gustavo Kasper, é finalizar a primeira etapa de imunização até quinta-feira.

Em Teutônia, as 423 doses deverão chegar hoje. Conforme o coordenador da Vigilância Sanitária, Evandro de Costa Borba, a imunização priorizará os idosos institucionalizados e parte restrita dos profissionais de saúde. “Mesmo com a vacina chegando, é importante frisar que nada passou. Temos que manter os cuidados”, conclui.

Dentre os municípios da 16ª CRS, 12 cidades receberam apenas cinco doses da CoronaVac (veja no quadro fechado a quantidade por município).

Quem são os grupos prioritários?

A aplicação da vacina no Vale deve obedecer a critérios e regras do Sistema Único de Saúde (SUS), orientados pelo Ministério da Saúde e Secretaria Estadual de Saúde. A orientação é de que a aplicação inicie por uma parcela de profissionais da saúde que atendam diretamente os pacientes com covid-19, profissionais de Unidades de Terapia Intensiva (UTI) covid, idosos acima de 60 anos abrigados em instituições de longa permanência, profissionais que atuam nos lares e indígenas.

Conforme a 16ª CRS, a sequência de grupos de imunização e porcentagem de doses para cada categoria pode ser definida por cada município de acordo com as prioridades.

Conforme o coordenador adjunto da 16ª CRS, Ederson Rocha, o número baixo de doses não contemplará todas as pessoas dos grupos prioritários. “A espera é de que chegue ao Vale novas remessas para completar a vacinação e ampliar os grupos de imunização”, explica.

O presidente da Associação dos Municípios do Vale do Taquari (Amvat) e secretário de saúde de Estrela, Celso Kaplan, garante que o sistema de saúde regional está preparado para efetuar a vacinação. “Ainda que a vacinação tenha iniciado, os cuidados devem continuar, como o uso de máscara, higienização com álcool gel e evitar aglomerações”, ressalta.

“Luz de esperança”

Era 12h18min de terça-feira quando as 4.420 doses da CoronaVac chegaram na 16ª Coordenadoria Regional de Saúde (CRS), em Lajeado. Apenas duas caixas térmicas foram necessárias para armazenar as vacinas.

“É um momento histórico onde se liga a luz de esperança para reverter essa situação para que o mundo volte ao normal”, comemorou o coordenador adjunto da 16ª CRS, Ederson da Rocha. Conforme ele, o quantitativo ainda é baixo, mas já se classifica como um primeiro passo para a imunização regional.

A chegada foi acompanhada pelo coordenador da 16ª CRS, Edegar Cerbaro, prefeito de Lajeado, Marcelo Caumo e vice Gláucia Schumacher.

LEIA MAIS: Confira quantas doses cada cidade do Vale receberá

Por estradas e ar

Três aeronaves da Secretaria de Segurança Pública (SSP) auxiliaram no transporte das vacinas para as regiões de Caxias do Sul, Carazinho, Erechim, Palmeira das Missões e Santo Ângelo. A operação teve início às 7h de ontem. As doses nas demais 13 coordenadorias regionais foram transportadas por via terrestre.

Primeiros imunizados no RS

A campanha gaúcha de vacinação contra a covid-19 iniciou oficialmente ainda na noite de segunda-feira. Em ato no Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA), foram imunizados cinco pessoas que representavam os grupos de risco prioritários do Plano Nacional de Imunizações.

Primeiros vacinados foram: Eloina Gonçalves Born, 99, moradora do Residencial Geriátrico Donna Care; Jorge Amilton Hoher, 68, médico-chefe do serviço de Medicina Intensiva da Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre; Carla Ribeiro, 32, da etnia kaingang e residente da Aldeia Fag Nhin, na Lomba do Pinheiro; Joelma Kazimirski, 48, auxiliar de higienização do Grupo Hospitalar Conceição; e Aline Marques da Silva, 40, técnica de Enfermagem CTI Covid do HCPA.

Primeiros a receber a vacina

  • Profissionais da saúde – Trabalhadores que recebem e tratam pacientes com covid-19 em hospitais, UTI e unidades básicas
  • Idosos acima de 60 anos – Institucionalizadas em ILPIs ou pessoas com deficiências que residem em lares
  • População indígena – Moradores de aldeias da região

Acompanhe
nossas
redes sociais