Vacinação contra covid-19 pode começar nesta terça-feira no Vale

Doses de esperança

Vacinação contra covid-19 pode começar nesta terça-feira no Vale

Expectativa é que vacinas cheguem na 16ª Coordenadoria Regional de Saúde (CRS) até o meio-dia. Região receberá 4.240 doses para 37 municípios na primeira etapa da campanha de imunização

Vacinação contra covid-19 pode começar nesta terça-feira no Vale
(Foto: Divulgação)
Vale do Taquari

O número de vacinas que chega à região nessa primeira remessa da CoronaVac foi menor que o estimado pelas secretarias de saúde municipais. São 4.240 doses para a 16ª Coordenadoria Regional de Saúde (CRS) de Lajeado, quantidade que será dividida entre 37 municípios.

Expectativa é que as vacinas cheguem ao Vale do Taquari até o meio-dia de hoje, informa o coordenador adjunto da 16ª CRS, Ederson da Rocha. A entrega das vacinas aos municípios deverá ocorrer à tarde.

Conforme Rocha, o início da imunização no Vale dependerá apenas da agilidade dos municípios. “Se já estiverem com condições, as vacinas poderão ser aplicadas no mesmo dia”, resume o coordenador adjunto.

Até o fechamento desta edição, a quantidade de doses por município não havia sido divulgada pelo Estado. A divisão será feita de acordo com os critérios populacionais do grupo prioritário – profissionais de saúde da linha de frente em hospitais, Atenção Básica e rede de urgência e emergência, pessoas acima de 60 anos que vivem em Instituições de Longa Permanência de Idosos (ILPI) e população indígenas aldeadas.

Duas reuniões estão programadas para ocorrer amanhã no Vale do Taquari para tratar sobre a campanha de imunização e armazenamento das doses da CoronaVac. Às 8h30min, os secretários dos municípios com maior população do Vale se reúnem na sede da Amvat. Outro encontro será online entre prefeitos, técnicos dos municípios e representantes da 16ª CRS, a partir das 9h.

Os primeiros vacinados

Entre o público prioritário para o início da campanha, 138 mil doses são destinadas aos trabalhadores da saúde. Representa cerca de 34% estimado para esse grupo no RS. Por isso, a orientação é que sejam vacinados aqueles que lidam de forma mais direta com pessoas com a covid-19, em hospitais, Samu e na Atenção Básica.

Conforme mais doses sejam recebidas, os demais integrantes da área da saúde serão gradativamente incluídos. No total, o público de trabalhadores do setor da saúde estimado é de 400 mil pessoas no RS.

Outras 9,8 mil doses estão previstas para as pessoas com 60 anos ou mais institucionalizadas, deficientes institucionalizados e trabalhadores de Instituições de Longa Permanência de Idosos. Para a comunidade indígena que vive em aldeias são mais 14 mil doses destinadas.

Saiba mais

Ato simbólico realizado na noite de ontem, 18, no Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA) marcou o início da campanha de imunização contra a covid-19 no estado. Ao total, serão aplicadas metade das 341,8 mil doses da CoronaVac encaminhadas ao RS nessa primeira etapa da vacinação.

As 171 mil doses restantes serão guardadas pelo Estado para assegurar que as pessoas imunizadas recebam a segunda dose no período entre duas a quatro semanas, uma vez que não há previsão de envio de nova remessa.

Expectativa nos municípios

Lajeado

Expectativa do governo é receber entre 2,2 mil a 2,4 mil que serão armazenadas no Posto do Montanha. Segundo o secretário da Saúde, Cláudio Klein, o detalhamento do processo de vacinação será definido após as orientações em reunião virtual de hoje.

Em Lajeado, as doses da CoronaVac serão armazenadas no Posto do Montanha
(Foto: Divulgação)

O município confirma que a ordem de vacinação será a seguinte: profissionais da saúde diretamente relacionados com a pandemia; idosos com mais de 75 anos; pessoas com mais de 18 anos residentes em instituições de longa permanência; idosos, começando pelos mais velhos e baixando a idade; acientes de qualquer idade com comorbidades.

Arroio do Meio

Na tarde de ontem, a estimativa do secretário Gustavo Kasper era receber menos do que as 500 doses necessárias para imunizar os profissionais de saúde. O município tem ainda cerca de mil idosos no grupo prioritário. “Como serão poucas doses, a tendência é que seja utilizado apenas pelos profissionais da saúde que farão a própria aplicação”, resume Kasper.

Teutônia

Conforme o coordenador da Vigilância Sanitária, Evandro de Conto Borba, o município estuda os protocolos enviados pelo Ministério da Saúde sobre o modelo de imunização. Em um primeiro momento, estima-se que só para atender os profissionais de saúde sejam necessárias em torno de 180 doses.

Somado a isso, tem de se separar as vacinas para idosos institucionalizados (residentes em lares geriátricos) e também pessoas acima dos 18 anos com alguma deficiência. “Só vamos saber o número exato de doses amanhã (hoje), quando teremos uma reunião com a 16ª CRS”, conclui.

Estrela

O prefeito Elmar Schneider afirmou que o governo está preparado para iniciar a vacinação com grupos prioritários definidos, estrutura montada e profissionais prontos para o trabalho. No município são cerca de 6,3 mil pessoas que fazem parte do grupo prioritário para vacinação.

LEIA MAIS: Cinco gaúchos de grupos de risco recebem juntos as primeiras doses da vacina contra covid-19

Acompanhe
nossas
redes sociais