Uma operação da Polícia Civil, por meio da 1ª Delegacia de Polícia de Combate à Corrupção (1ª Decor), coordenada pelo delegado Max Otto Ritter, foi deflagrada na manhã desta terça-feira, 19, em Lajeado, Arroio do Meio e Rio Pardo.
Conforme informações da PC, foram cumpridos sete ordens judiciais de busca e apreensão expedidas em desfavor de empresários e de empresas que participam de pregão presencial nos municípios referente à prestação de serviço de limpeza de fossa, desentupimento e hidrojateamento em diversas secretarias.
A operação denominada Sussurro visa apurar a prática de crimes licitatórios e de associação criminosa em decorrência de certame realizado no Executivo de Lajeado. A ação conta com a participação de agentes de todo o Rio Grande do Sul. Sendo mais de 30 policiais civis, distribuídos em dez viaturas.
A prefeitura de Lajeado emitiu uma nota sobre o fato:
“A Prefeitura de Lajeado informa que desconhece o objeto de investigação da Polícia Civil na chamada Operação Sussuro, não tendo sido citada ou sido alvo de qualquer tipo de ação de busca. Dessa forma, até o momento e com base nas informações disponíveis, o Executivo Municipal não está envolvido nem foi alvo da operação nesta terça-feira, ao contrário do que foi informado inicialmente pelo órgão de segurança e divulgado pela imprensa. A última licitação realizada no município para a contratação de serviços de limpeza de fossa, desentupimento e hidrojato para o atendimento das necessidades das secretarias municipais foi realizada em janeiro de 2020 e concluída em abril, tendo sido transmitida pela internet (estando disponível no canal Licita Lajeado, no YouTube), como ocorre com todas as sessões presenciais desde dezembro de 2019. O município reafirma seu compromisso com a transparência e o cumprimento da legislação e desconhece qualquer irregularidade envolvendo aquele processo licitatório. A Prefeitura se coloca à disposição das autoridades para auxiliar no que for necessário da investigação.”
#OPSussurro é deflagrada visando a apurar a prática de crimes licitatórios e de associação criminosa em decorrência de certame realizado no Executivo no Municipal de Lajeado. pic.twitter.com/wQVx1PcMjH
— Polícia Civil do RS (@policiacivilrs) January 19, 2021