A expectativa do secretário de Saúde de Lajeado, Cláudio Klein, é que o município receba 2,5 mil vacinas da covid-19, a partir do primeiro lote da CoronaVac que chega ao Rio Grande do Sul nesta segunda-feira, 18. Em entrevista ao programa Frente e Verso, da Rádio A Hora 102.9, na manhã dessa segunda, disse que o setor tem uma agenda com a Secretaria Estadual da Saúde (SES) na manhã desta terça-feira, 19.
Inicialmente, de acordo com Klein, a vacinação não ocorrerá em todos os postos de saúde do município. “Já organizamos no bairro Montanha alguns funcionários a mais para fazer a parte do cadastro. Colocamos mesa e três funcionários para agilizar o processo. A vacina é rápida, vai demorar o tempo de cadastro”, pondera.
A central de vacinas, localizada junto ao bairro Montanha, possui espaço para abrigar os imunizantes. “É todo um sistema interligado que nos permite acompanhar se as câmeras estão com a temperatura adequada, se há queda de luz somos informados para segurança e manutenção”, explica Klein sobre o possível local para armazenamento das doses.
Na reunião, agendada para a terça-feira, Klein destaca que listou algumas perguntas para esclarecer dúvidas existentes. “Eu faço a primeira dose e eu já separo a segunda dose para ser aplicada 14 dias depois ou não vamos aplicar em todos da primeira fase em todo o grupo de risco e vamos ver quando chega a segunda dose?”, questiona. Além disso, há dúvidas sobre o armazenamento e o tempo que as doses devem ser aplicadas. “Nossa estratégia é experimental, certamente a pessoa será cadastrada individualmente com acompanhamento. Não sabemos ainda se a pessoa vai precisar assinar um documento, mas quando é emergencial isso faz parte do protocolo”, pondera.
Ouça a entrevista na íntegra
LEIA MAIS: Técnica de enfermagem do Hospital de Clínicas deve ser primeira vacinada no Estado