João Tomasini Schwertner foi mais uma das vítimas da covid-19. Na manhã desse domingo, o homem natural de Ilópolis que se tornou referência na canoagem faleceu em virtude da doença. A morte aconteceu no Hospital Marcelino Champagnat, em Curitiba, após 30 dias de internação na UTI.
Atualmente, Schwerner presidia a Confederação Brasileira de Canoagem (CBCa). Na região, ele é lembrado por ter sido um dos fundadores da Associação de Ecologia e Canoagem (AECA) de Estrela, em 1985.
“AECA não perde somente o presidente de sua confederação, mas sim um grande amigo”, lamentou a entidade em nota de pesar.
“A família AECA está enlutada pela perda desse personagem que tanto fez para fomentar a canoagem brasileira e conquistar resultados expressivos em nível mundial. Nesse momento de dor, nos solidarizamos com seus familiares e expressamos nossos votos de pesar e agradecimento”, concluiu a nota.
Como Presidente da CBCa, Schwertner comandou inúmeros Comitês Organizadores em campeonatos sul-americanos, panamericanos e mundiais realizados no país. Também foi 3º Vice-Presidente da Federação Internacional de Canoagem (2010-2014).