Os diretores da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) decidem neste domingo, 17, sobre o uso emergencial de duas vacinas contra covid-19 no Brasil Trata-se da CoronaVac, desenvolvida pelo Instituto Butantan, em parceria com a Sinovac, e da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), em parceria com a Astrazeneca/Universidade de Oxford.
Até o momento, três diretores já foram favoráveis ao uso emergencial, o que garante a aprovação por maioria simples. Dois diretores ainda precisam anunciar seus votos neste domingo.
Com a aprovação, o uso emergencial passa a valer quando os laboratórios forem notificados e o extrato da deliberação for publicado no portal da Anvisa. No RS, expectativa é que a vacinação inicie na quinta-feira, 21.
“Amanhã mesmo deve começar a distribuição da primeira aos estados. Vacinação, assim, possível de ser iniciada até o dia 21. O RS está pronto! #vacinaJÁ. Nossa Rede de Frio, a logística de distribuição para as coordenadorias regionais de saúde, as seringas agulhadas… tudo pronto para o início da imunização no estado”, manifestou o governador Eduardo Leite nas redes sociais neste domingo, 17.