Foi realizada na tarde de ontem, uma reunião virtual para apresentação do Plano Municipal de Turismo de Lajeado. O documento, revisado por membros do Conselho Municipal de Turismo (Comtur), Sebrae Unisinos, Prefeitura e Maja Consultoria, foi atualizado para os próximos três anos com metas para o desenvolvimento turístico de curto, médio e longo prazo que devem ser atualizadas anualmente.
De acordo com a presidente do Conselho Municipal de Turismo (Comtur), Cláudia Brazil Marques, foram atualizados dados de evolução econômica, turística e informação de agentes públicos.
O material traz ações envolvendo a elaboração de um Plano de Marketing para a visibilidade do município e atração de visitantes e investidores; Programa de Capacitação de gestores e colaboradores; Programa de Incentivo para Startups no setor; Melhoria de Acesso aos pontos turísticos; e promover Lajeado no circuito nacional para captar eventos de criação do Convention Bureau e roteirização dos atrativos turísticos.
Conforme o secretário do Desenvolvimento Econômico, Turismo e Agricultura de Lajeado, André Bücker, esse é um passo ao crescimento do setor. “O plano dá a primeira base de onde estamos e onde queremos chegar com o turismo”.
A consultora Ivane Favero pondera que plano deve começar a dar retorno o quanto antes para que a comunidade, assim como os empreendedores, acreditem no potencial do documento.
O documento aborda também a retomada do turismo pós-pandemia. Alerta sobre a necessidade dos empreendimentos divulgarem identidades de segurança do destino e qualidade das experiências que poderão ser vividas no local. A meta com o documento é tornar o município reconhecido, no RS e no Brasil, pela diversidade e qualidade de oferta turística, com vistas ao desenvolvimento sustentável e geração de emprego e renda. O material será encaminhado ao Legislativo para ser transformados em lei municipal.
Destaques do documento
- O documento diz que o setor privado, ligado ao turismo, precisa desenvolver roteiros interligados de fim de semana, envolvendo hospedagem, atrativos, refeições e guiamento turístico;
- Sugere-se a melhoria das infraestruturas internas e no entorno do Belvedere do Rio Taquari e do Parque do Engenho;
- Pensar na exploração ativa do turismo de negócios e eventos, utilizando estruturas existentes junto a empresas, hotéis e instituições de ensino, para realização de encontros programados;
- Instalação de placas com informações sobre pontos e atrativos turísticos no município. As que existem são insuficientes.
Prioridades elencadas
- Incentivar a organização e estruturação do comércio turístico para a formação de associações para atuar de forma cooperada no turismo;
- Realizar contratações para a Secretaria do Desenvolvimento Econômico, Turismo e Agricultura de Lajeado;
- Encaminhar projetos para a captação de recursos;
- Finalizar reformas, adequações e manter a conservação dos Belvederes, calçadas, bancos e lixeiras na rua Osvaldo Aranha;
- Limpeza das calçadas, praças e ruas;
- Promover treinamentos com base nos protocolos de turismo responsável e seguro;
- Realizar a reforma e revitalização do Coreto e dos sanitários no Parque Histórico;
- Essas são apenas algumas das ações que constam no plano de turismo para serem desenvolvidas no município.