O consultor empresarial Fernando Röhsig destacou na manhã desta segunda-feira, 11, durante comentário no programa Frente e Verso, da Rádio A Hora 102.9, que se observa uma “ressaca” no mercado porque os números ainda são preliminares para 2021.
Um dos pontos destacados é o preço do Petróleo que, com a redução na produção, fez com que o valor tivesse um aumento. “Como a política de preço leva em conta a produção e o preço do barril no mercado internacional, se o barril aumenta o valor e o dólar é valorizado, movimento que aconteceu na última semana, isso tem reflexo nos combustíveis”, explica.
Hoje, o Relatório de Mercado Focus mostra 3,35% na inflação, mas ainda no início do ano, há risco do dólar subir ainda mais. “Teve dias que chegou a variar 3%”, complementa. Uma das justificativas para instabilidade no preço do barril de Petróleo, segundo ele, é também política após a vitoria de Joe Biden nos Estados Unidos.
“A notícia boa é que o PIB vai demorar para fechar o exercício de 2020, número oficial deve sair em março. No entanto, deve vir menos de 4,6% ainda em relação ao ano passado. Para esse ano, ele deve ter um crescimento de 3,4%”, explica.
Confira mais sobre a participação do comentarista do Entre Aspas: