O interior vive no Peleia FC

Plataforma

O interior vive no Peleia FC

Criador do maior site sobre o futebol do interior, Tiago Nunes fala sobre os dez anos à frente do projeto

O interior vive no Peleia FC
Site estreou em fevereiro de 2010 e desde então nunca ficou mais de dois dias sem atualizações. Em meio à pandemia, precisou se renovar e iniciou uma série de lives (Foto: Reprodução)
Estado

A paixão pelo futebol do interior foi a faísca que impulsionou o jornalista Tiago Nunes a criar o site Peleia FC. Natural de Pelotas e morador de Santa Maria, sentia falta de um lugar em que pudesse buscar atualizações e notícias das equipes de fora da capital. Assim, dez anos atrás criou o Peleia. Hoje, o blog é referência no Rio Grande do Sul. Só em 2020, foram mais de um milhão e duzentos mil acessos.

A criação do site ocorreu exatamente dez anos atrás. Apaixonado pelo esporte, Nunes buscava uma profissão ligada à área. Como não tinha o dom para a prática do futebol, entrou para o jornalismo. Seu primeiro trabalho foi cobrir a dupla Rio-Nal: Riograndense e Inter de Santa Maria. “Nesta época tínhamos que pesquisar muito para encontrar notícias do interior em um só lugar”, lembra.

As maiores dificuldades eram encontrar notícias da Divisão de Acesso ou da Terceirona gaúcha. Ainda não eram tempos de redes sociais em pleno funcionamento. Onde alguns meios de comunicação sequer possuíam sites. “Sentia falta de encontrar essas informações. Então tive a iniciativa de criar um site só sobre o futebol do interior do estado, então nasceu o Peleia FC”, lembra. Assim, em fevereiro de 2010, nascia o site que é hoje a principal fonte de notícias da área.

Tiago iniciou o trabalho sozinho e desde então toca o projeto da mesma forma. Conforme o site foi crescendo e ganhando reconhecimento, passou a receber informações de várias regiões do estado. Repórteres, principalmente de rádio, em cidades como Ijuí, Pelotas e até Lajeado. “Eu gosto de chamá-los de correspondentes. Não é nada de compromisso, é algo colaborativo.”

O jornalista fala com muito orgulho sobre o seu trabalho. As atualizações são quase que diárias, uma marca do Peleia FC. “Nestes 10 anos o site nunca ficou mais de dois dias sem publicações. São mais de 10 mil matérias e a audiência é muito bacana”, avalia.

Recentemente Nunes fez um levantamento sobre os dados de 2020. No ano que recém encerrou, o site teve 1 milhão 238 mil acessos. “Isso mostra que existe sim um público apaixonado pelo futebol do interior.”

“São dez anos e mais de 10 mil matérias”

Criador do site Peleia FC, Tiago Nunes é um dos principais entusiastas do futebol do interior do Rio Grande do Sul. Em 2020, o blog recebeu mais de um milhão de acessos.

O que mais te cativa no futebol do interior?
A paixão da torcida. Pois é muito diferente de torcer para um time da capital, que está sempre lutando por títulos. No interior o sofrimento é muito maior. É sofrimento financeiro, luta contra rebaixamento, anos ou décadas até conseguir conquistar um título. Recentemente tivemos o caso do Santa Cruz, que conquistou o seu primeiro troféu após mais de 100 anos sem um título oficial. Imagina o torcedor do time que ficou cem anos sem comemorar. Isto sim é paixão.

Qual a importância do Peleia FC para o estado?
Nem sempre tenho a dimensão. Acredito que o site é muito mais importante para os clubes do que para mim. Digo que o site não é do Tiago, eu sou apenas um mediador e organizo as informações que vão para o ar. O Peleia FC é dos clubes e dos torcedores. São cerca de trinta clubes em atividade no interior, as informações são deles e para eles. Eu trato qualquer clube do Rio Grande do Sul como um clube grande. Faço jornalismo e tenho que informar. A gente sabe que não são só notícias boas, mas nunca fiz matéria para queimar qualquer clube. São conteúdos jornalísticos. Para mostrar a realidade e até mesmo mudar a situação.

Quais os teus maiores aprendizados?
São dez anos e mais de 10 mil matérias. Tiro do site lições para minha atuação profissional no jornalismo. Nesse tempo tive que publicar apenas uma errata. Prezo muito por divulgar informações corretas, certas e apuradas. O que me chama muito atenção é a paixão de quem faz o futebol no interior. Dos dirigentes que muitas vezes passam chapéu nas arquibancadas para arrecadar dinheiro. Eu não seria jamais presidente de clube do interior, então quem faz tem os meus parabéns. Administrar grupos de pessoas também não é fácil. Então tiro muito dessa situação. Do lado do torcedor eu fico muito feliz de ver uma Divisão de Acesso com estádios lotados em Santa Maria, Pelotas, Erechim, Lajeado. Por todo o estado.

Acompanhe
nossas
redes sociais