7 notíciais: Proprietários gaúchos de veículos podem garantir descontos de até 22,4% se quitarem o IPVA em janeiro

DESTAQUES DA MANHÃ

7 notíciais: Proprietários gaúchos de veículos podem garantir descontos de até 22,4% se quitarem o IPVA em janeiro

Confira notícias que são destaques nessa manhã de sábado

7 notíciais: Proprietários gaúchos de veículos podem garantir descontos de até 22,4% se quitarem o IPVA em janeiro
Créditos: Arquivo A Hora
Brasil

Proprietários gaúchos de veículos podem garantir descontos de até 22,4% se quitarem o IPVA em janeiro

Pagar o IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores) 2021 de forma integral no mês de janeiro pode trazer economia para o bolso dos contribuintes. Os proprietários de veículos que optarem pelo pagamento antecipado podem garantir descontos de até 22,4%.

Para o desconto máximo é preciso levar em conta o benefício de 3% pela antecipação, além dos descontos de Bom Motorista (15% para três anos sem infrações de trânsito) e Bom Cidadão (5% para quem tiver 150 notas fiscais ou mais com CPF).


Governo gaúcho publica dois novos decretos para conter os custos da máquina pública

O governo do Rio Grande do Sul publicou, nesta sexta-feira (08), dois novos decretos para conter os custos da máquina pública. As medidas mantêm as vedações de criação de gastos com pessoal, como novos cargos, empregos e funções, e limitam os gastos com horas extras e de manutenção dos órgãos, além de estabelecerem os parâmetros da execução orçamentária das demais despesas.

Até novembro de 2020, segundo dados da Secretaria da Fazenda, as despesas de pessoal caíram 1,8% nominais sobre 2019, e a parte contingenciável do custeio (despesas com energia elétrica, água, diárias, por exemplo) diminuiu 4,9% nominais em relação ao mesmo período do ano anterior. O valor da redução total dessas despesas em 2020 ultrapassou R$ 600 milhões.


Uma nova campanha do Detran gaúcho alerta sobre os comportamentos de risco no trânsito

Os riscos causados por ultrapassagens perigosas, excesso de velocidade, manuseio do celular ao volante e falta do uso do cinto de segurança motivaram o Departamento Estadual de Trânsito do Rio Grande do Sul (Detran-RS) a veicular uma nova campanha de conscientização. Por meio de veiculações em TV, rádios, internet e outdoors, a iniciativa leva em conta também o aumento do fluxo de veículos nas estradas durante o verão.

Trata-se de mais uma ação no âmbito do Movimento “Empatia no Trânsito”, que busca despertar nos gaúchos o reconhecimento do trânsito como espaço de convivência harmônica. Segundo a diretora institucional da autarquia, Diza Gonzaga, a ideia é inspirar motoristas, motociclistas, ciclistas e pedestres a se reconhecerem como iguais também ao circularem nas ruas e estradas.


Após reclamações de agentes, governo diz que divisão de viaturas semiblindadas considerou troca de veículos

A entrega de 41 viaturas semiblindadas para a Polícia Civil, na última terça-feira (5), gerou alguns descontentamentos entre agentes da área de segurança, principalmente em relação aos que atuam em áreas mais perigosas e com maior índice de criminalidade. Do total de veículos, 29 foram para cidades pequenas e sem grandes ocorrências criminais.

De acordo com a Secretaria Estadual de Segurança Pública (SSP), o critério utilizado foi o sucateamento das viaturas em circulação. A partir desse critério, deputados federais decidiram quais municípios seriam contemplados, já que a verba foi obtida através de emendas parlamentares da bancada gaúcha no Congresso Nacional. A escolha foi feita a partir de uma lista elaborada pelo Estado com cerca de 200 cidades com viaturas em circulação há mais de 10 anos.


Defensoria da União entra com ação na Justiça Federal para adiar Enem

A Defensoria Pública da União pediu nesta sexta (8) à Justiça Federal de São Paulo, em tutela de urgência, o adiamento do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) por conta do avanço da pandemia de Covid-19 no país.

O exame, que é a principal forma de acesso ao ensino superior no Brasil, está marcado para os próximos dias 17 e 24 de janeiro.

As principais entidades estudantis do país, União Nacional dos Estudantes e União Brasileira dos Estudantes Secundaristas, entraram como “amicus curiae” (amigo da corte) na ação. Eles já haviam encaminhado ofício ao Ministério da Educação pedindo o adiamento, mas a pasta negou a possibilidade de mudança para uma nova data.


Após lista pró-Lira, PSL convoca reunião para discutir expulsão de deputados

A executiva do PSL deu início, nesta sexta-feira (8), ao primeiro passo para expulsar deputados que aderiram à candidatura do líder do PP na Câmara dos Deputados, Arthur Lira (AL), à presidência da Casa.

A executiva da sigla comandada por Luciano Bivar (PSL-PE) convocou reunião do Conselho de Ética para a próxima terça-feira (12). A representação que será analisada tem 20 deputados da ala bolsonarista na mira.


Twitter suspende permanentemente a conta de Donald Trump

O Twitter tirou o perfil de Donald Trump do ar nesta sexta (8). Usuários da rede social vinham pressionando o Twitter por medidas mais drásticas desde que um grupo de apoiadores do presidente dos Estados Unidos invadiu o Congresso, na quarta. O ato aconteceu de forma violenta, com vandalismo, e resultou em pelo menos 5 mortes.

Antes de ter a conta suspensa, Donald Trump, afirmou pelo Twitter, que não irá participar da cerimônia de posse do presidente eleito Joe Biden.

Acompanhe
nossas
redes sociais