O Plano de Mobilidade de Lajeado deve ser encaminhado à Câmara de Vereadores em breve. O secretário de Planejamento, Giancarlo Bervian, em entrevista ao programa Frente e Verso, da Rádio A Hora 102.9, ressaltou que a proposta visa tornar a cidade mais viável para as pessoas, ciclistas, carros e ônibus. “Que eles não trabalhem um contra o outro, como ocorre hoje.”
Bervin entende que há uma cultura muito forte do carro, no entanto, a iniciativa traz ideias para o aumento das linhas de ônibus e “como deve funcionar da melhor maneira o transporte urbano e como atender a comunidade da melhor forma.”
Em reunião realizada nessa semana com a equipe envolvida na elaboração do plano, segundo o gestor da pasta, a ideia do prefeito Marcelo Caumo, é que o projeto saia do papel. O primeiro passo é colocar a aprovação de alguns projetos, que hoje é feita em papel, em formato digital. Função que liberará alguns profissionais para pensar a cidade.
Implantação dos parklets
A vereadora Ana da Apama apresentou na primeira sessão da Câmara de Vereadores de Lajeado um projeto para implantação de parklets. Proposta que é vista com bons olhos pelo secretário Bervian. “Talvez um parklet em frente a loja seja melhor que uma vaga de estacionamento”, garante.
“A apresentação desse projeto é também uma forma de dizer que toda a comunidade pode propor algo. No momento que isso acontecer, vamos saber a necessidade dos nossos cidadãos”, completa.
Rua Júlio de Castilhos
Durante a entrevista, Brevian ressaltou que há um projeto de reformulação para a rua Júlio de Castilhos. “Ela não está bonita e tem importância significativa para a cidade.”
Com a reestruturação que está sendo prevista, haverá a extinção de algumas vagas de carro e a instalação de um espaço semelhante a parklet camuflados nas esquinas da Júlio. “Será nas esquinas porque temos preocupação com as faixas de segurança e a calçada. A intenção é alargar o passeio público e usar algumas vagas de estacionamento para isso”, conclui.
Confira a entrevista na íntegra: