Brigada Militar recebe reforço de efetivo no Vale

Segurança

Brigada Militar recebe reforço de efetivo no Vale

Os soldados vieram transferidos para a região oriundos do último Curso de Formação de Soldados

Brigada Militar recebe reforço de efetivo no Vale
Cinco dos novos policiais que devem vir para o Vale (Foto: Divulgação/Brigada Militar)
Vale do Taquari

A Brigada Militar do Vale do Taquari recebeu, nesta semana, um reforço no efetivo. Chegaram para a região 21 soldados recém-formados pelo Curso Básico de Formação Policial Militar. Os agentes de segurança chegam de forma definitiva para suprir ausências da operação RS Verão Total e reforçar equipes em cidades com menos de cinco policiais.

Em dezembro, o RS formou 860 novos soldados para reforçar o efetivo da Brigada Militar (BM). O destino destes soldados foi definido pelo Comando Geral de Brigada Militar em Porto Alegre, o qual enviou os 21 agentes para a região.

Conforme o comandante do Comando de Polícia Ostensiva do Vale do Taquari (CRPO-VT), o tenente-coronel Luis Marcelo Gonçalves Maya, o reforço é muito importante para completar o efetivo da região. “Com a turma formada em Lajeado em 2019, a região soma 68 novos soldados. Um saldo positivo que repõe perdas anteriores”, explica.

Os soldados foram distribuídos entre o 22º e o 40º Batalhão da Polícia Militar (BPM), que ficam em Lajeado e Estrela, respectivamente. Para região de Lajeado, foram encaminhados 16 policiais. Já o batalhão de Estrela recebeu os outros cinco.

De acordo com Maya, para distribuição foram observados os critérios de repor agentes em cidades que contavam com menos de cinco policiais e atender as solicitações de policiais de transferência para outros municípios.

Reforço na segurança

Para o comandante do CRPO, o reforço gera uma expectativa muito boa, já que a região recebeu um número alto de soldados se comparado a cidade do mesmo porte. “Por integrar o RS Seguro, Lajeado teve uma destinação que ficou atrás apenas de cidades da região Metropolitana e Vale dos Sinos”, explica.

Mais turmas de soldados serão formadas neste ano, em março e novembro. Conforme Maya, após a chegada dos novos soldados, a região terá um efetivo exemplar. “O reforço auxilia no controle dos indicadores de criminalidade, que já apresentaram redução de 2019 para 2020”, esclarece.

Reforço para o período do verão

O CRPO- VT encaminhou 24 agentes para a operação RS Verão Total, que ocorre no litoral até 28 de fevereiro. Conforme Maya, os novos soldados fazem uma reposição daqueles que estão deslocados temporariamente.

A Brigada Militar recebeu um aumento de cotas de horas extras para o efetivo que permanece na região durante a operação. “Com o aumento de cotas e o recebimento dos soldados, estamos com mais policiamento nas ruas se comparado ao início de dezembro”, argumenta o comandante.

RS Seguro

Em julho, Lajeado passou a integrar o grupo de cidades do RS Seguro, Programa de Segurança Pública do Estado. O grupo de municípios priorizados no planejamento de ações reúne 23 cidades que apresentavam os maiores índices de criminalidade entre 2009 e 2018. O programa tem foco territorial para o combate à criminalidade e a implantação de políticas sociais preventivas.

Acompanhe
nossas
redes sociais