“Vamos batalhar pela valorização do Legislativo”

Diretoria

“Vamos batalhar pela valorização do Legislativo”

Diego Pretto, vereador de Encantado em segundo mandato, foi eleito presidente da Avat e quer aproximar as câmaras da região

“Vamos batalhar pela valorização do Legislativo”
Diego Pretto vai comandar a Avat pelos próximos dois anos (Foto: Arquivo A Hora)
Vale do Taquari

Reeleito vereador com 589 votos em Encantado, Diego Pretto assume neste ano, além do segundo mandato, um novo desafio. Ele presidirá a Associação dos Vereadores do Vale do Taquari (Avat), tendo o desafio de unir os interesses da região, cujos Legislativos possuem diferentes realidades.

Pretto encabeçou a chapa “Juntos pelo Vale”, num cenário bem diferente de quando concorreu ao cargo pela primeira vez. Em 2018, eram duas chapas na disputa e ele acabou derrotado por Waldir Blau (MDB), de Lajeado. Desta vez, foi o candidato único. O pleito foi realizado de maneira virtual, e ele comandará a entidade pelo próximo biênio.

Conforme Pretto, a chapa única do pleito foi apoiada por Blau, em virtude também da pandemia da covid-19. “A ideia sempre foi se fazer um mandato para a região alta e outro para a região baixa, equilibrando as tendências. É um acordo político. E o Blau sempre teve o nosso apoio aqui na parte alta”, reforça.

O vereador terá, entre as missões, a de estreitar as relações entre a Avat e as câmaras de vereadores e também o de oferecer suporte aos novos legisladores, já que houve uma renovação de cerca de 60% na região após a eleição de novembro do ano passado.

Protagonismo

Conforme Pretto, a intenção é transformar a Avat numa referência entre os legisladores, semelhante ao papel desempenhado pela Associação dos Municípios do Vale do Taquari (Amvat) na união entre os gestores. Lembra que há um perfil semelhante entre os poderes, que pode facilitar a tarefa.

“Nossa união deveria ser muito maior, como ocorre na Amvat. E nós queremos fazer com que o legislativo se valorize. Não no sentido de impor pautas, mas sim em defender as pautas de cada comunidade em conjunto. Temos que alinhar, colocar um objetivo em conjunto e batalhar pela valorização e protagonismo do legislativo”, afirma.

Pretto lembra, ainda, que os vereadores precisam entender o seu papel e que isso precisa ficar claro à comunidade. “O verbo do vereador não é fazer. É legislar, fiscalizar, propor. É diferente. E as pessoas se frustram, porque elas procuram direto o vereador. Aí ele tenta entender e propor coisas para fazer com que as pessoas se sintam abraçadas. Mas quem faz é o executivo”, salienta.

Acompanhe
nossas
redes sociais