Inovação foi a palavra-chave do Centro de Oncologia (CRON) em 2020. O ano atípico impôs mudanças para atender com qualidade e segurança. Ao contrário de outros serviços de saúde, o CRON manteve os atendimentos, conforme o protocolo de prevenção recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS), apostou em melhorias e priorizou o cuidado com pacientes e equipe.
Conforme o diretor do Centro, Dr. Hugo Schünemann, o CRON identificou carências e estabeleceu parcerias para suprir as demandas da comunidade. O foco foi a prevenção, a exemplo do projeto “CRON Previne”, lançado em novembro.
Para 2021, o Centro prepara uma série de ações, a serem implementadas conforme os possíveis cenários futuros. “Em 2020 aprendemos muitas coisas, como ter mais cuidado e priorizar hábitos saudáveis, que vieram para ficar. Foi um ano que deixará muitas lições”.
Relembre algumas das ações do CRON em 2020.
CRON Previne
Lançado em novembro, o “CRON Previne” promove o acompanhamento dos familiares de quem já possui o diagnóstico de câncer. O objetivo é realizar um rastreamento que permita a identificação precoce dos sinais da doença e, por consequência, reduzir a mortalidade associada ao câncer. Além disso, o projeto também busca incentivar mudanças de hábitos capazes de alterar o fluxo de desenvolvimento da doença por questões hereditárias.
Conversa Franca
Os tradicionais encontros com a equipe do CRON e profissionais da área da saúde ganharam novo formato. O painel Conversa Franca foi adaptado para programa de rádio e live mensal. Abordou diversos temas de relevância social, como o impacto da Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD) na saúde e a Síndrome de Burnout.
Atendimento Humanizado
Desde 1998, a abordagem acolhedora faz parte do DNA da instituição. Em 2020, foram intensificados os cuidados com pacientes e familiares, com o objetivo de promover o bem-estar e garantir um ambiente mais ameno e tratamentos com resultados cada vez melhores.
Fortalecimento da equipe
Uma equipe qualificada, multidisciplinar e em constante aprimoramento é uma das forças do CRON. Em 2020, novos profissionais passaram a integrar o quadro de colaboradores, de forma a garantir um atendimento ainda mais eficiente.
Gestão de Riscos
A iniciativa busca prevenir possíveis acidentes e garantir a segurança dos usuários. Com auxílio da tecnologia, da capacitação constante e da reorganização dos processos, o CRON eliminou falhas internas, garantiu melhor tratamento aos pacientes e proporcionou um ambiente seguro, com estrutura física adequada e adaptada às necessidades dos usuários.
Creditação ONA – Nível 2
A equipe recebeu o destaque para “gestão integrada” pela Organização Nacional de Acreditação (ONA), na descrição do nível Acreditado Pleno. O selo é uma das maiores horarias na área de gestão em saúde e reconhece a busca pelas melhores práticas assistenciais, qualidade de serviços e segurança para os pacientes.