A Secretaria Estadual de Educação (Seduc) abre inscrições para o banco temporário de contração emergencial. O cadastro é destinado para professores, servidores de escola (merendeiras, serventes e outras funções), além de especialistas da área da Educação (orientadores e supervisores escolares.
Pela primeira vez, todo o processo será feito pela internet. A mudança, relata a responsável pela 3ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE), Cássia Benini, foi adotada devido a necessidade de garantir a segurança de professores e servidores no processo de seleção de contratação emergencial.
“Antes se fazia a inscrição pela internet e depois os interessados tinham de entregar a documentação na coordenadoria”, lembra Cássia. Agora, o candidato se inscreve no portal e, ao finalizar o processo, receberá um link com um código de acesso para incluir a documentação.
O cadastro terá validade por três anos. Para o Vale do Taquari, há vagas para todas as cidades, conta a coordenadora da 3ª CRE. De acordo com Cássia, não há como afirmar quantos profissionais serão chamados para o ano letivo de 2021. “As contratações são feitas de acordo com a necessidade de cada escola”, explica.
As inscrições ocorrem pelo portal da Seduc e terminam no dia 10 de janeiro.
Fim do ano letivo
No Vale do Taquari, são 86 escolas dentro da área de abrangência da 3ª CRE. Para o ano letivo de 2020, houve uma alteração. Em vez da contagem dos 200 dias de aula, foi estipulada a carga horária mil horas para o Ensino Médio diurno e 800 horas para o noturno.
Segundo a coordenadora Cássia, o ano letivo termina dia 8 de janeiro. Depois disso, ocorrem os períodos de exames e recuperações. Neste caso, os alunos com pendências pedagógicas ficam até a última semana de janeiro com atividades, sejam presenciais ou remotas.
Depois disso, o período de recesso escolar será de 30 dias. O que abarca todo o mês de fevereiro e os primeiros dias de março.