Piratini mapeia ultrafreezers para armazenar vacinas

pandemia

Piratini mapeia ultrafreezers para armazenar vacinas

São 64 unidades distribuídas em 16 instituições universidades gaúchas. A iniciativa surgiu no Comitê de Dados do RS

Piratini mapeia ultrafreezers para armazenar vacinas
Univates disponibiliza de um dos equipamentos e já sinalizou que pode ser usado pelo governo estadual. Foto: Lucas George Wendt/Divulgação
Estado

A Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia (Sict) realizou levantamento em universidades no Rio Grande do Sul para obter dados sobre disponibilidade de ultrafreezers com capacidade de temperatura inferior a -70°C (definida para a conservação de algumas vacinas para a covid-19) e sobre a possibilidade de cedência para armazenamento de doses. Ao todo, foram identificados 64 unidades em 16 instituições.

O objetivo do mapeamento foi apoiar o trabalho da Secretaria Estadual da Saúde (SES), em parceria com a equipe do Centro Estadual de Vigilância em Saúde (Cevs), como alternativa para quando a vacina for disponibilizada. A listagem completa foi encaminhada na terça-feira, 29, à SES e divulgada na quarta-feira, 30 . A iniciativa surgiu no Comitê de Dados do RS, coordenado pelo secretário de Inovação, Ciência e Tecnologia, Luís Lamb.

“Neste momento, mais do que nunca, temos que acionar uma das pás da hélice, as universidades, para que atue em conjunto com o governo do Estado a favor da sociedade”, afirmou Lamb sobre as relações da quádrupla hélice (universidade–indústria–governo–sociedade), estratégicas para o incentivo da dinâmica da inovação.

Acompanhe
nossas
redes sociais