Alerta que vem das águas

Editorial

Alerta que vem das águas

Alerta que vem das águas
Vale do Taquari

Em épocas de extremo calor, centenas de pessoas optam pelas atrações naturais disponíveis junto aos rios e arroios do Vale do Taquari. Contudo, os casos de afogamentos não são raros e a atual temporada já acumula uma quantidade de óbitos preocupante, logo no início do verão.
Reportagem na edição de ontem do jornal A Hora alertou para a sequência de afogamentos recentes e trouxe orientações de autoridades de segurança no que diz respeito aos riscos inerentes aos banhos em áreas sem a presença de profissionais de resgate.
Diferente do Litoral, a maioria, se não a totalidade, dos balneários do Vale não contam com agentes disponíveis em caso de necessidade de salvamento. O tempo de espera até a chegada dos bombeiros, mesmo que sejam ágeis no atendimento, pode representar a perda de uma vida para as águas.

É o caso de áreas como a Cascata Santa Rita, em Estrela, onde uma jovem de 16 anos morreu nesse fim de semana, ou na Cascalheira, entre Arroio do Meio e Lajeado, em que inúmeros afogamentos já foram registrados nos últimos anos. Nesse último, a convergência entre os rios Forqueta e Taquari ampliam os perigos aos banhistas.
Ontem, foi a vez de Encantado enfrentar o desespero de ter duas crianças levadas pelas águas. Uma foi salva e outra, infelizmente, morreu.
O alerta sempre é valido nesta época do ano. Conforme os bombeiros da região, não há áreas naturais seguras para banhistas. Mesmo assim, a procura pelo espaço continua alta.
Espaços sem salva-vidas, boias de demarcação de profundidade ou equipamentos de salvamento. Essa é a realidade nos principais pontos públicos escolhidos pelos veranistas para se banhar. Existem até pontos onde são colocados placas indicando a proibição de banho, mas a orientação costuma ser ignorada.
Que a triste sequência de mortes recentes em rios e arroios do Vale sirva de alerta à comunidade regional. Todo o cuidado é pouco para que o lazer não se transforme em tragédia.

Acompanhe
nossas
redes sociais