Expectativa de vendas do Natal é até 3% superior a 2019

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Expectativa de vendas do Natal é até 3% superior a 2019

De eletrodomésticos, calçados, roupas a cestas. Os presentes mais procurados trouxeram ânimo ao comércio frente a ano de incertezas e perdas devido à pandemia

Expectativa de vendas do Natal é até 3% superior a 2019
CDL Lajeado inicia pesquisa com os cerca de 600 associados. Resultado oficial sobre vendas será conhecido até a segunda semana de janeiro (Foto: Ana Carolina Becker)
Vale do Taquari

Vendas entre 2,5% a 3% maiores do que no ano passado. Essa é a estimativa da Câmara dos Dirigentes Lojistas de Lajeado (CDL Lajeado) para o Natal 2020. A tabulação oficial do resultado começou a ser feita na segunda-feira, 28.

A pesquisa tem cerca de 600 empresas participantes e deve ser apresentada entre a primeira e a segunda semana de janeiro, conta o presidente da CDL Lajeado, Aquiles Mallmann. “Pelo contato inicial com os empresários, percebemos que as vendas foram muito boas. Talvez vamos superar os resultados de 2019”, estima

De acordo com Mallmann, o comércio começou a ter resultados melhores a partir do fim de outubro. “Ainda assim, as vendas não foram suficientes para recuperar as perdas do ano.” Se os negócios empatassem com 2019, já seria ótimo para os lojistas, afirma.

No caso de ter números maiores do que o do ano passado, 2020 seria o melhor em termos de faturamento desde 2014. Para o presidente do CDL Lajeado, o movimento verificado a partir do dia 15 de dezembro se deve a uma demanda retraída dos consumidores.

Como os consumidores ficaram mais em casa, com menos gastos em roupas, calçados, houve maior preocupação para compra dos presentes, acredita Mallmann. “O comércio da nossa região sofreu muito no ano. Estávamos fechados no Dia das Mães e o Natal foi a oportunidade de reduzir as perdas de 2020.”

Entre os itens mais procurados estão desde eletrodomésticos, eletrônicos, passando por confecções, calçados, brinquedos e cestas prontas. “Os supermercados nos informaram que se surpreenderam com o número de cestas vendidas”, afirma.

Essa tendência de um Natal melhor do que em 2019 acontece após o comércio amargar os piores resultados da história. De acordo com a Fecomércio, o varejo gaúcho teve uma queda no faturamento de 78% em abril.

A recuperação começou a ser sentida em alguns setores do comércio em agosto, em especial móveis e artigos domésticos. Já o varejo demorou mais para ter a volta das vendas. Para janeiro e fevereiro, o sentimento é de preocupação. São meses de férias, em que há menos gastos no comércio regional.

Lajeado Brilha

A campanha deste ano teve mais de 180 lojas participantes. Na avaliação da CDL Lajeado, houve crescimento na participação dos comércios de bairros. O último sorteio ocorreu nesse domingo, dia 27.

Elaine Mallmann, moradora do bairro Conventos, ganhou um Fiat Mobi zero quilômetro. A promoção Lajeado Brilha também premiou seis consumidores com televisores, além de 16 entidades assistenciais, com R$ 1 mil cada.

Quase R$ 3 bi na economia

Conforme a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), as vendas de Natal devem movimentar R$ 2,9 milhões na economia gaúcha. Trata-se do quarto estado brasileiro com maior volume de negócios, perdendo para São Paulo (R$ 11,2 bi), Rio de Janeiro (R$ 3,6 bi) e Minas Gerais (R$ 3,5 bi).

No país, a confederação avalia que o Natal tenha injetado algo próximo dos R$ 38 bilhões, um avanço superior a 3% na comparação com o Natal de 2019.

 

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