Eleitos pelo voto direto, prefeitos, vices e vereadores de todo o Vale do Taquari tomam posse nesta semana para um mandato de quatro anos. As cerimônias, na grande maioria dos municípios, serão discretas e restritas ao público, semelhante às solenidades de diplomação.
Organizadas pelas Câmaras de Vereadores, as cerimônias ocorrerão a partir de amanhã, caso de Lajeado, e seguem até a próxima sexta-feira, 1º de janeiro, em horários variados. Na maioria dos casos, haverá transmissão online das solenidades.
Nos 38 municípios da região, Putinga é o único que terá um ato diferente, onde prefeito e vice eleitos em 15 de novembro não tomarão posse por decisão da Justiça. A coligação encabeçada por Claudiomiro Cenci e Paulo Lima (PP/PDT) teve seu registro indeferido pela Justiça Eleitoral de Arvorezinha devido a alegações de irregularidades na convenção partidária que escolheu o candidato a vice. A decisão foi aceita também no Tribunal Regional Eleitoral (TRE-RS).
Antes do julgamento do recurso, que ainda não chegou a Brasília, a dupla entrou com uma liminar para garantir a diplomação e posse. A tutela cautelar antecedente, entretanto, foi negada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Maior bancada definirá prefeito
Com a negativa do TSE, a cerimônia que ocorrerá na próxima sexta-feira, 1º de janeiro, vai empossar somente os vereadores eleitos de Putinga. Depois, será definida a mesa diretora do legislativo e, por fim, o presidente escolhido tomará posse como prefeito interino.
Caberá ao PSD a indicação do novo presidente. O partido foi o campeão de votos no pleito do legislativo, emplacando cinco das nove cadeiras. Ainda não é oficial, mas o vereador eleito Ivaldo Marchese diz que o mais votado do município, Fernandinho da Vila, será o escolhido pela sigla para o cargo.
Enquanto a situação não se define, o município será comandado por um vereador. Caso o recurso de Cenci e Lima seja aceito em Brasília, eles serão diplomados e tomarão posse como prefeito e vice. Do contrário, uma eleição suplementar será convocada.
Posse em Muçum
Em Muçum, o vereador Carlos Eduardo Ulmi, cujo mandato foi cassado pela Justiça Eleitoral, tomará posse normalmente no dia 1º de janeiro. Isso porque a defesa do político entrou com um pedido liminar contra a decisão em primeira instância, o qual foi aceito pelo desembargador do TRE, Gustavo Diefenthaler.
Contudo, o processo contra Ulmi segue correndo e a sentença final deve sair em breve. Caso a decisão da Justiça Eleitoral de Encantado seja mantida, os votos do vereador serão anulados e um suplente será chamado para a vaga.
ARROIO DO MEIO
A cerimônia de posse ocorrerá na quinta-feira, 31, a partir das 15h, na sede do legislativo municipal. Não está prevista a realização de transmissão online da solenidade.
ENCANTADO
Prefeito, vice e vereadores serão empossados na sexta-feira, 1º de janeiro, às 10h, horário previsto no regimento interno. O ato será fechado ao público, mas haverá transmissão pelas redes sociais.
ESTRELA
Está programada para sexta-feira, 1º, a cerimônia de posse dos eleitos, às 9h30min. O ato ocorrerá no plenário da câmara de vereadores e será restrito ao público. O evento terá transmissão pelas redes sociais do legislativo.
LAJEADO
A posse está agendada para as 10h de quarta-feira, 30, no plenário da Câmara de Vereadores. Cada um dos eleitos (vereadores, prefeito e vice) poderá levar um acompanhante. Haverá transmissão ao vivo pelo Facebook do legislativo.
TAQUARI
Com transmissão pelo Facebook e Youtube da Prefeitura, a cerimônia de posse dos eleitos em Taquari ocorrerá no dia 1º de janeiro, às 19h30min, no plenário da Câmara de Vereadores. Não será permitida a presença de público.
TEUTÔNIA
A cerimônia está marcada para ocorrer na quinta-feira, 31, a partir das 9h30min, no legislativo teutoniense. O evento será fechado ao público, sendo permitida somente a presença dos eleitos e da equipe de trabalho. O Facebook da Câmara transmitirá a cerimônia.