O esporte tem o dom de fazer o bem ao próximo. No Vale do Taquari, são diversos os casos de clubes, entidades, esportistas profissionais ou atletas de fim de semana que se engajam na luta social. Na ajuda aos mais carentes. No Natal, época tradicionalmente ligada às festas e aos presentes, não poderia ser diferente.
No fim de dezembro, lutadores deixam o tatame, jogadores saem de campo, torcidas deixam de olhar o clube e passam a olhar para quem precisa. No Vale do Taquari, foi assim com o lutador de jiu-jitsu Eduardo Friedriech, com a torcida Gurias do Grêmio e com o Consulado do Internacional de Lajeado.
Papai Noel “Gigante”
Conhecido como Gigante ou Minota, o lutador Eduardo Friedriech realiza a Campanha do Brinquedo desde o ano passado. É uma dentre as campanhas que promove, assim como a Campanha do Agasalho e a Campanha de Alimentos. “É a ação que mais me emociona, pois como professor especializado em jiu-jitsu infantil, ver o sorriso no rostinho das crianças não tem preço”, comenta.
Friedriech diz que a campanha o emociona, principalmente por lembrá-lo de sua infância. “Sou filho adotivo e passei por muitas dificuldades quando criança. Lembro de passar fome e não ter brinquedos nem muitas roupas para usar. Tudo que tinha era fruto de doações. O que passei me deu o combustível para ser melhor a cada dia”, lembra.
Assim, desde 2019, ele se veste de Papai Noel e leva a felicidade para centenas de crianças. O objetivo foi arrecadar brinquedos para cerca de 300 crianças de Arroio do Meio, Lajeado, Santa Clara do Sul e Estrela. “Não consigo me ver sem fazer algo pelo bem do próximo, isso está dentro de mim. Faço porquê é necessário.”
A entrega dos presentes iniciou nos últimos dias e será encerrada nesta quinta-feira. Desta forma, o lutador finaliza o ano em primeiro lugar no ranking gaúcho de sua categoria, e também entre os primeiros lugares do ranking de ajuda ao próximo.
Um Natal mais feliz das Gurias do Grêmio
Em questão de solidariedade na região, poucos se destacam tanto quanto a torcida Gurias do Grêmio. Foram dezenas de ações ao longo do ano. No Natal não seria diferente. A torcida organiza a ação “Natal mais feliz – Felicidade não tem preço, tem solidariedade”. Entre os presentes entregues, estão alimentos, brinquedos e mais de 200 lanches do McLanche Feliz.
A ação entregou e entregará presentes nos bairros Santo Antônio, Centenário, Nações e Morro 25, além de presentear famílias que sofreram com as enchentes no ano de 2020. “Criamos apadrinhamentos, onde cada criança recebe brinquedos e comida de um padrinho”, lembra Zully Abella, uma das coordenadoras do grupo.
Por meio das assistentes sociais dos bairros, os presentes são entregues às crianças em situação de vulnerabilidade social. “Nossas bandeiras são e sempre foram a amizade, igualdade e solidariedade. Neste Natal, em um ano tão atípico, precisamos mais do que nunca nos fazer presentes e trazer alegria para os nossos pequenos lajeadenses”, diz Abella.”
A ideia de entregar o McLanche Feliz, inclusive, surgiu após o pedido de uma criança que não tem condições de comprar o lanche.
Importante também, é o cuidado com as normas de segurança da covid-19. Máscara, álcool em gel e os distanciamentos nas entregas estão sendo respeitados.
Para fechar o ano bem
Não é apenas a torcida do Grêmio que organiza algo especial. O mesmo se aplica ao Inter, por meio do Consulado de Lajeado. “Acreditamos que o mais importante no período das festas é não faltar saúde, amor e comida no prato”, comenta Carine Bassegio, consulesa do clube na cidade.
A ação social do Consulado ocorre através do projeto Move Mãe e dos parceiros, sempre dispostos a ajudar na distribuição de cestas de alimentos e calçados novos. Os beneficiados serão algumas famílias carentes do bairro Santo Antônio. “Buscamos tornar o Natal dessas pessoas um pouco mais confortável e especial”, enfatiza Bassegio.