Estrela encerra ano com redução de quase 50% em roubos e furtos

Segurança

Estrela encerra ano com redução de quase 50% em roubos e furtos

Polícia Civil atribui queda nos índices de criminalidade a prisões e desarticulação de facções

Estrela encerra ano com redução de quase 50% em roubos e furtos
Delegado Stobbe destaca redução de 75% nos crimes de roubo de veículo (Foto: A Hora)
Estrela

A delegacia da Polícia Civil (PC) de Estrela encerra o ano de 2020 com queda de 48,31% nos indicadores de roubos e furtos registrados no município. A redução em índices de criminalidade reflete o trabalho da equipe, em parceria com a Brigada Militar, para garantir a segurança da comunidade. Para reforçar a atuação dos órgãos de segurança, empresários e comunidade criam neste mês a Associação Estrelense de Segurança Pública (Aespro).

Foram 170 furtos e 29 roubos neste ano. Em comparação com 2019, houve uma queda de 48,01% em furtos e de 50% nos roubos, quando o número chegava a 327 e 58, respectivamente.

Outro indicador que apresentou diminuição significativa foi o de furtos e roubos de veículos. Em 2019, foram registrados 27 furtos e 16 roubos. Neste ano, os números caíram para 16 e 4. O que representa uma diminuição de 40% e 75%, respectivamente.

As ações da PC resultaram em 40 prisões no ano. Conforme o delegado responsável, Juliano Stobbe, a queda nos indicadores tem relação direta com as prisões efetuadas e desarticulação de facções. “Tiramos de circulação criminosos especializados nestes tipos de delitos, o que auxilia na redução de casos”, argumenta.

Ele destaca a atuação conjunta com a BM. “A troca de informações e ações conjuntas fortalecem a redução da criminalidade”, destaca.

Apreensões

O delegado destaca as apreensões consideráveis de drogas e munições. Em 2019, a PC apreendeu 1,4 kg de drogas. Já em neste ano, foram cerca de 62 kg, entre quantidades de maconha, cocaína, crack e ecstasy. Em 2020, também ocorreu a apreensão de dez armas de fogo, além de quase duas mil munições de calibres variados.

Desaparecimento em Estrela

Um dos casos de maior mobilização da delegacia de Estrela em 2020 foi o desaparecimento de Matheus Robson Webers Corrêa, de 20 anos, morador do Bairro Moinhos, no dia 16 de junho. Conforme Stobbe, é um caso de extrema prioridade. “Já há muitas informações novas, com cruzamento de telefonemas, porém ainda não há uma ordem judicial para efetuar buscas e prisões”, explica. Ele acredita em um desfecho em breve para elucidar o possível crime.

Associação para fortalecer segurança

A Aespro, criada no início do mês, terá a missão de angariar recursos para aparelhar os órgãos policiais estrelenses. O movimento é formado por empresários e agentes das forças de segurança do município. Grupo buscará doações da comunidade e inclusão em programa para reverter ICMS de empresas aos órgãos policiais de Estrela.

Conforme o delegado, o projeto é inspirado na Associação Lajeadense Pró Segurança Pública (Alsepro) e no Conselho Pró-Segurança Pública (Consepro) de Teutônia. “O primeiro presidente, Rodrigo Tomasi, já busca formas para contribuição e filiação da comunidade no programa. É um avanço que se soma ao trabalho dos policiais na busca por soluções na área da segurança”, reforça.

Acompanhe
nossas
redes sociais