“Desafio que preocupa é como será a sala de aula”

Futuro do ensino

“Desafio que preocupa é como será a sala de aula”

Futuro presidente da Fuvates e atual reitor da Univates, Ney Lazzari falou sobre o futuro da principal universidade do Vale do Taquari

“Desafio que preocupa é como será a sala de aula”
Lazzari em entrevista ao programa A Hora Bom Dia de hoje
Vale do Taquari

Como serão as aulas no futuro? Por enquanto, ninguém tem essa resposta. Essa é a percepção do reitor da Univates, Ney Lazzari. Na avaliação dele, as alterações provocadas pela pandemia no ensino apresentaram novos formatos de aprendizagem. “Desafio que preocupa é como será a sala de aula”, reforçou em entrevista ao programa A Hora Bom Dia.

Para tentar se adaptar ao futuro, a Univates lançou um novo conceito de graduação com o Aula+, programa que une as atividades virtuais com encontros presenciais.

Lazzari abordou a evolução da Univates no decorrer dos anos. Conforme ele, o ápice na quantidade de estudantes ocorreu por volta de 2015, quando a instituição chegou a ter quase 10 mil alunos.

Com a crise econômica, nos financiamentos estudantis e na própria estrutura de ensino em âmbito nacional, o universidade registrou queda na quantidade de estudantes. Atualmente conta com cerca de 6 mil nas modalidades presenciais e ensino a distância (EAD).

Para manter o ensino, a Univates apostou na prestação de serviços. Possui um laboratório de análises, atua na área de saúde e também na gestão de escolas de Lajeado. “Temos o ensino como a coisa mais importante, mas a parte de prestação de serviços auxilia na manutenção desse que é o nosso propósito de existir”, reforça.

Em 2021, Lazzari encerra o ciclo como reitor e assume a presidência da Fundação Vale do Taquari de Educação e Desenvolvimento Social (Futavtes).

Conforme o futuro presidente, mudanças estruturais são planejadas na mantenedora para dar mais autonomia à universidade e às áreas de prestação de serviços, separando cada uma das atividades.

Ouça a entrevista completa no link:

Acompanhe
nossas
redes sociais