Reunião traça planos para a  concessão das ERSs 129,130 e 453

Rodovias estaduais

Reunião traça planos para a concessão das ERSs 129,130 e 453

BNDES realiza estudo para definir pontos prioritários para alterações. Encontro nas próximas semanas definirá praças de pedágios e valores

Reunião traça planos para a  concessão das ERSs 129,130 e 453
Trecho entre Lajeado e Encantado é considerado um dos mais críticos da infraestrutura regional. Foto: Arquivo A Hora

Reunião ontem com representantes do Conselho de Desenvolvimento (Codevat), Associação dos Municípios (Amvat), Câmara de Industria e Comércio do Vale do Taquari (CIC-VT) e governo do Rio Grande do Sul tratou da futura concessão das ERS 129, 130 e 453.

A discussão envolve 416 quilômetros de estrada em dois trechos: de Estrela a Garibaldi e de Venâncio Aires a Erechim, que também engloba a ERS-324.

Um novo encontro será marcado para a próxima semana, ou para os primeiros dias de janeiro, a fim de detalhar os pontos prioritários para as obras.

O governo do estado encomendou ao Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) um estudo para definir estratégias de novas concessões para rodovias administradas pela Empresa Gaúcha de Rodovias (EGR). As licitações devem incluir duplicações e podem interferir na localização das praças de pedágio e, também nos valores, com preço máximo estipulado em R$ 7,37.

Para o presidente da CIC-VT, Ivandro da Rosa, a região carece de uma melhor infraestrutura de transporte e logística. “O sistema está muito precário, as rodovias não atendem a nossa demanda. Principalmente no trecho entre Encantado e Lajeado. Precisamos de duplicação, precisamos de melhoria do fluxo”, reivindica Rosa.

ERS-287 serve de parâmetro

O trecho que vai de Tabaí a Santa Maria é o primeiro que passa da EGR para iniciativa privada. Quatro empresas concorrem pela administração do trecho de quase 205 quilômetros que liga a região dos Vales e o Centro-Oeste do Rio Grande do Sul.

Conforme a presidente do Codevat, Cíntia Agostini, essa licitação servirá como balizador para os editais dos próximos trechos de estradas que passarão por processos semelhantes.

Além do estudo do Estado, em parceria com o BNDES, há um levantamento técnico regional. “Nas nossas rodovias, já houve uma avaliação técnica de volume diário de veículos, já houve uma avaliação dos níveis de serviço e cálculos. E aí, uma pesquisa com a sociedade”, afirma Cíntia.

A partir de agora, o trabalho consiste em levantar as necessidades da sociedade regional e das comunidades lindeiras para tratar com o secretario Estadual de Parcerias Estratégicas, Bruno Vanuzzi. Líderes regionais e Vanuzzi se reúnem novamente nas próximas semanas e traçam planos para 2021.

“Vai ser um ano que nós vamos ter que falar das rodovias estaduais e vamos ter que tratar desse tema na nossa região”, prevê Cíntia.


Moresco confirmado no comando do Codevat

Em assembleia na tarde de ontem, Luciano Moresco, de 47 anos, foi oficializado como próximo presidente do Conselho de Desenvolvimento do Vale do Taquari (Codevat). Moresco é advogado e está vereador, em Encantado, até o fim deste ano.

O novo presidente assumirá em janeiro de 2021. A economista Cíntia Agostini, presidente da entidade desde 2013, ficará na vice-presidência do Conselho.

Pela primeira vez, o Codevat tem um representante da região alta do Vale como presidente. Luciano Moresco foi indicado pela Câmara Industrial do Vale do Taquari (CIC-VT).

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