Vale desloca mais de 30 agentes para a Operação Verão

Segurança

Vale desloca mais de 30 agentes para a Operação Verão

Policiais e bombeiros embarcam entre a sexta-feira, 18, e a próxima quarta-feira, 23

Vale desloca mais de 30 agentes para a Operação Verão
Créditos: Arquivo A Hora
Vale do Taquari

A Operação RS Verão Total contará com apoio de 32 agentes de segurança, entre policiais e bombeiros, do Vale do Taquari. A ação estadual ocorre para reforçar o efetivo em cidades do Litoral, Serra e Fronteira, que têm maior circulação de turistas, e começa no sábado, 19

Os primeiros agentes embarcam entre a sexta-feira e o sábado. O restante do efetivo destinado para a operação segue para as cidades de atuação no dia 23. O Comando Regional do Vale do Taquari (CRPO- VT) encaminhará 24 agentes, sendo 19 para o policiamento e cinco para atuar como guarda-vidas.

Conforme o Chefe de Operações e Inteligência do CRPO- VT, major Fábio Kuhn, todas as regiões já estão preparadas para diminuição de efetivo com a proximidade do verão. “É uma operação que ocorre há muitos anos e faz parte do calendário”, afirma.

Kuhn esclarece que, em compensação da diminuição de agentes, a Brigada Militar recebe um aumento de cotas de horas extras para o efetivo que permanece na região. “Diminui a quantidade de agentes, porém os que ficam trabalham por mais horas e, dessa forma, suprem o trabalho de segurança da população”, explica.

Oito bombeiros

No efetivo do Corpo de Bombeiros de Lajeado e Encantado, que fazem parte do mesmo comando, serão deslocados seis soldados a partir da próxima sexta-feira, 18. Conforme o tenente dos bombeiros de Lajeado, Delmar Braz do Prado, o deslocamento do efetivo não afeta no trabalho. “Temos uma reserva técnica que garante o atendimento para a região”, explica.

Em Estrela, um militar já foi deslocado para atuar como guarda-vidas e outro embarca no sábado.

Reforço

A Operação RS Verão Total, com guarda-vidas e ações em todas as áreas terá abertura em Capão da Canoa, e encerramento em 28 de fevereiro, na praia do Cassino. Uma parcela do efetivo retorna para a região em 25 de janeiro. E, o restante regressa no fim da operação.

O governo do estado efetivou a transferência de recursos financeiros no valor de R$ 5,9 milhões a serem repassados em duas parcelas a municípios e entidades hospitalares impactados pelo aumento populacional, principalmente de turistas, entre novembro e março, devido à pandemia. O auxílio financeiro integra a operação.

Avante Papai Noel

Durante o mês de dezembro, a Brigada Militar também realiza até o fim do ano a Operação Avante Papai Noel. Conforme Fabio Kuhn, as atenções seguem voltadas para o comércio e áreas centrais dos municípios e as duas ações ocorrem simultaneamente por alguns dias. “O foco na região segue com a operação em andamento”, reforça.

Acompanhe
nossas
redes sociais