A esperança da classificação na Vila Belmiro durou onze segundos para o Grêmio. Na partida de volta das quartas de final, o Santos dominou o jogo e venceu o Tricolor com relativa tranquilidade. Derrota de 4 a 1 encerra o sonho do tetracampeonato para a equipe gaúcha, que volta a perder após 18 jogos.
Nem o mais pessimista dos torcedores poderia imaginar um jogo tão ruim do Grêmio. A prova veio na saída de bola. Jean Pyerre recebeu a bola, se complicou e tentou o passe para David Braz. O zagueiro não chegou na bola, que ficou com Kaio Jorge. O atacante então driblou Vanderlei e fez o 1 a 0 santista. O gol, aos 11 segundos, foi o quinto mais rápido da história da competição.
O gol abalou o Grêmio. Com dois minutos de jogo o Santos já havia criado três chances claras de gol. O segundo veio aos 15, em contra-ataque. Lucas Braga ganhou a bola no meio-campo, ganhou de Orejuela na corrida e cruzou para Marinho bater de primeira e superar Vanderlei.
O primeiro tempo ainda teve outras três chances claras do Santos, enquanto que o Grêmio acertou duas vezes o travessão, com Jean Pyerre e Matheus Henrique.
Goleada na Vila
O segundo tempo teve a mesma tônica do primeiro: domínio santista. O terceiro gol dos mandantes veio aos 8 minutos. A defesa gremista falhou em cobrança rasteira de escanteio e Kaio Jorge finalizou na pequena área para o gol.
Aos 32 a melhor chance do Grêmio até então. David Braz cobrou falta com muita força no ângulo e o goleiro John fez uma defesa espetacular. O gol que poderia trazer esperança ao Tricolor veio aos 35 minutos. Ferreira cruzou e Thaciano mandou de cabeça para o fundo das redes.
No entanto, pouco depois, veio a pregada final no caixão. Laércio, revelado pelo Lajeadense, fez boa jogada e apareceu na área para cabecear com força e superar Vanderlei. Placar final: Santos 4 x 1 Grêmio.
A derrota gremista encerra com a sequência de 18 jogos de invencibilidade do Tricolor, que é eliminado nas quartas de final da Libertadores após chegar três anos consecutivos nas semifinais. Agora, o time segue a sua luta na Copa do Brasil e no Brasileirão. No sábado, entra em campo contra o Sport.