Vereadores de Lajeado iniciam a limpeza de pauta

Legislativo

Vereadores de Lajeado iniciam a limpeza de pauta

A pouco mais de duas semanas para o término da legislatura, parlamentares votarão 11 projetos na sessão de hoje

Vereadores de Lajeado iniciam a limpeza de pauta
Dos 11 projetos previstos para votação, cinco são de autoria do Executivo (Foto: Arquivo A Hora)
Lajeado

Em clima de fim de legislatura, a câmara de vereadores tenta limpar as gavetas a partir da sessão de hoje, 15. Está prevista a votação de 11 projetos, sendo a maioria de autoria dos próprios parlamentares. Na lista, há matérias recentes e outras que esperam há mais tempo para apreciação.

Entre os projetos do governo, está o que aprova o Calendário Municipal de Eventos para 2021. Mesmo com a pandemia ainda em vigor e a predominância da bandeira vermelha na região nas últimas semanas, o município abriu prazo para as entidades cadastrarem atividades a serem realizadas ao longo do próximo ano.
Alguns eventos de grande porte, como é o caso da Expovale, que será realizada de forma conjunta com a Construmóbil, estão com datas confirmadas – 23 a 26 de setembro e 29 de setembro a 3 de outubro. Outras atividades menores estão inclusas, mas ainda sem data e local.

Além disso, a câmara vota aberturas de crédito para a Secretaria Municipal de Saúde, além de alterações no Código Tributário de Lajeado e em artigos da lei complementar que institui o Regime Próprio de Previdência dos Servidores, mantendo a alíquota patronal em 14,93% e a revisando a suplementar para 3,25%.

Sistema cicloviário

Há, na pauta de votação, cinco projetos de lei que tratam da denominação de ruas da cidade. São quatro vias de loteamentos do bairro Campestre e uma do bairro Moinhos D’Água que ganharão novos nomes.
Desde agosto na casa, o projeto que cria o sistema cicloviário no município também será apreciado. A proposta, de autoria de Ildo Salvi (PSDB), propõe a realização de audiências públicas e um estudo técnico para a criação do sistema, que priorize conectividade e acessibilidade para o transporte de trabalhadores, bem como práticas esportivas, de lazer e promoção à saúde.

Despedida

Esta será a antepenúltima sessão do ano. Até o fim de 2020, ainda devem ser realizadas sessões nos dias 22 e 29. Já a posse da nova legislatura ocorrerá em 1º de janeiro.

Dos 15 atuais vereadores, seis se reelegeram: Carlos Ranzi, Éder Spohr, Fabiano Bergmann, Lorival Silveira, Marquinhos Schaeffer e Sérgio Kniphoff. Mariela Portz não concorreu a reeleição e Paulo Tori foi candidato a vice na disputa pela prefeitura. Os demais não conquistaram um novo mandato e se despedem do legislativo ao final do ano.

Acompanhe
nossas
redes sociais