Uma das obrigações previstas no edital de concessão do transporte público municipal de Lajeado, a criação de um aplicativo com informações em tempo real está em processo de finalização por parte da Expresso Azul. A empresa aguarda a conclusão da substituição de paradas de ônibus por parte do município para colocar o sistema em prática.
Pelo contrato assinado entre município e Azul, em janeiro, a empresa de ônibus se comprometeria em manter, durante todo o período de concessão, um “serviço de informação ao usuário”, que inclui, entre eles o aplicativo de localização geoespacial por GPS, para dispositivos móveis.
O aplicativo foi desenvolvido pela Transdata, empresa de Campinas, e será gerenciado diretamente da sede da Expresso Azul, no bairro Florestal. Pelo sistema, o usuário do transporte coletivo poderá acessar informações diversas sobre as linhas, como horários, itinerários e também a localização exata das paradas de ônibus.
Também será possível acompanhar, em tempo real, o trajeto dos ônibus. “O usuário acessa pelo celular, escolhe a linha e verá onde está o veículo e quanto tempo demora para chegar em determinado local. E, caso ocorra algum imprevisto, a cor do ônibus muda no mapa, indicando se está atrasado ou até adiantado”, salienta o diretor da Expresso Azul, Pedro Lourenço Guarienti.
Ajustes no sistema
Conforme Guarienti, a espera da empresa pela conclusão dos novos abrigos. é fundamental já que uma alteração num determinado ponto obrigaria a realização de ajustes em todo o sistema de parada.
“O cadastramento das paradas é o mais demorado. Se mexe em uma, reflete em todas as outras. Por isso nós pedimos um tempo para ajuste ao município. Se não fosse isso, provavelmente o aplicativo já estaria funcionando. A parte mais grossa do sistema está implantada”, comenta.
A advogada da Azul, Alessandra Glufke, argumenta que seria “temerário” liberar o sistema para os usuários incompleto e, depois, mudar tudo de novo.
De acordo com o coordenador do Departamento de Trânsito de Lajeado, Sérgio Schneider, a intenção é que seja concluído até o fim do mês a substituição dos abrigos de ônibus. Serão 134 paradas trocadas.
Readequação
Entre a assinatura do contrato e o início da operação do transporte coletivo, foram cerca de cinco meses de espera. A pandemia atrasou o começo do serviço e, por conta dos protocolos e medidas de distanciamento, a Azul readaptou o número de linhas, itinerários e horários.
Guarienti lembra que a empresa busca se adequar à realidade de diferentes localidades, mas também não pode ofertar linhas que não tenham demanda. “Recebemos muitos pedidos e geralmente passamos para o presidente do bairro que, em conjunto com a comunidade, escolha um horário para a linha. Aí vemos se é viável. Tivemos linhas com somente dois passageiros em 20 dias. Tudo o que for desnecessário, encarece o serviço”, alerta.
O que prevê o contrato sobre informações aos usuários:
- Divulgação dos serviços por internet nos sites da Concessionária devendo ser atualizado conforme a evolução do estado da arte da tecnologia da informação;
- Divulgação dos horários e itinerários das principais linhas junto aos terminais centrais;
- Aplicativos móveis de localização geoespacial por GPS;
- Implementação de serviço de informação ao usuário através de chamadas telefônicas.
A implantação deve ocorrer em até seis meses após a empresa iniciar a operação do serviço. Hoje, a Azul já disponibiliza, em um endereço eletrônico, informações sobre horários, linhas e itinerários (tiolajeado.com.br) e também já implantou a bilhetagem eletrônica.