Funcionários da Anvisa divulgam carta dizendo que agência “não serve aos interesses de governos”
Funcionários da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) divulgaram uma carta aberta na noite desta quinta-feira (10) afirmando que eles trabalham baseados em critérios técnicos “acima de qualquer pressão”, e que a agência “não serve aos interesses de governos, de pessoas, de organizações ou de partidos políticos”. O comunicado é divulgado em meio à uma batalha no Brasil pela aprovação de vacinas contra o coronavírus.
A carta foi divulgada no site da Associação dos Servidores da Anvisa (Univisa). Na tarde de quinta, a Anvisa publicou regras para autorização temporária do uso emergencial de vacinas contra a covid-19. (GaúchaZH)
Prefeitos gaúchos assinam acordo com o Butantan para compra direta da CoronaVac
No dia em que o governador de São Paulo, João Doria, anunciou o início da produção da CoronaVac, vacina contra a covid-19 desenvolvida em parceria com a chinesa Sinovac, três prefeitos gaúchos assinaram um acordo para a aquisição direta de doses para os municípios gaúchos. O ato ocorreu no final da tarde desta quinta-feira (10).
O protocolo de intenções foi subscrito pelo presidente da Famurs e prefeito de Taquari, Maneco Hassen (PT), e pelos prefeitos reeleitos de São Leopoldo, Ary Vanazzi (PT), e de Esteio, Leonardo Pascoal (PP) representando a Associação dos Municípios da Região Metropolitana de Porto Alegre (Granpal).
Azul espera troca de abrigos de ônibus para implantar aplicativo
Pelo contrato assinado entre município e Azul, em janeiro, a empresa de ônibus se compromete em manter, durante todo o período de concessão, um “serviço de informação ao usuário”, que inclui, entre eles o aplicativo de localização geoespacial por GPS, para dispositivos móveis. O aplicativo foi desenvolvido pela Transdata, empresa de Campinas (SP), e será gerenciado diretamente da sede da Expresso Azul, no bairro Florestal. Pelo sistema, o usuário do transporte coletivo poderá acessar informações diversas sobre as linhas, como horários, itinerários e também a localização exata das paradas de ônibus.
Senai Lajeado abre primeiro curso técnico de nível médio
O pedido da unidade de Lajeado para oferecer curso técnico de longa duração foi aprovado pelo Departamento Regional do Senai. As aulas começam no dia 27 de fevereiro. Ao todo são 35 vagas e o curso de Automação Industrial tem duração de dois anos. O método alia aulas à distância com atividades presenciais. São 15 dias em aulas remotas, por meio de uma plataforma do Senai, para depois um sábado inteiro dedicado à prática nos equipamentos da unidade. As matrículas até o dia 31 de dezembro ganham desconto (de R$ 199\mês por R$ 191).
Período de matrículas na rede estadual de ensino para 2021 começa na terça-feira
A partir de terça-feira (15), estará aberto o período de pré-matrícula na rede estadual de ensino do Rio Grande do Sul para o ano que vem. O calendário do Processo de Chamada Pública Escolar prevê também rematrícula, transferência, efetivação da matrícula e inscrição em curso técnico subsequente ou concomitante e aproveitamento de estudos do curso normal.
As solicitações serão realizadas on-line, no site da Secretaria em educacao.rs.gov.br/matriculas. (O Sul)
MEC autoriza aulas não presenciais até dezembro de 2021
O ministro da Educação, Milton Ribeiro, homologou o Parecer nº 19, do Conselho Nacional de Educação (CNE), que estende até 31 de dezembro de 2021 a permissão para atividades remotas no ensino básico e superior em todo o país. A validação da decisão do CNE aparece na edição desta quinta-feira do Diário Oficial da União (DOU), em despacho assinado pelo próprio ministro.
De acordo com o parecer, aprovado pelo colegiado em outubro, os sistemas públicos municipais e estaduais de ensino, bem como as instituições privadas, possuem autonomia para normatizar a reorganização dos calendários e o replanejamento curricular ao longo do próximo ano, desde que observados alguns critérios, como assegurar formas de aprendizagem pelos estudantes e que as atividades presenciais tenham registro detalhado.
Outra regra definida no parecer é a que flexibiliza formas de avaliação dos estudantes durante a vigência do estado de calamidade pública.
Brasil se aproxima de 180 mil mortes pela covid-19
As mortes por conta da pandemia do novo coronavírus chegaram a 179.765. Nas últimas 24 horas, foram registrados 770 óbitos por Covid-19. A Secretaria Estadual da Saúde registrou ainda 65 óbitos, chegando a 7.452 vítimas. Um novo óbito e outros 210 novos casos foram atribuídos para o Vale do Taquari pela Secretaria Estadual de Saúde nesta quinta-feira. A morte é de uma mulher de Taquari, de 54 anos, que ocorreu ontem e já teve o reconhecimento por parte do Estado. Agora são 168 óbitos pela doença na região.