O Ministério da Saúde confirmou o primeiro caso de reinfecção por coronavírus no Brasil. Conforme informações divulgadas pelo jornal O Sul, a paciente é uma médica, de 37 anos, moradora de Natal e que trabalha na Paraíba.
A identificação da recontaminação foi feita pelos governos do Rio Grande do Norte e da Paraíba, que usaram o método da Fundação Oswaldo Cruz por sequenciamento genético, que confirmou a mulher como infectada por duas linhagens diferentes do vírus.
O caso estava em investigação desde o dia 23 de outubro. A primeira infecção da médica ocorreu em junho. Após apresentar um quadro de síndrome gripal no dia 17, a paciente realizou o exame RT-PCR na Paraíba em 23 junho.
Com o resultado positivo, ela se recuperou após o período em isolamento. No entanto, no dia 11 de outubro, voltou a apresentar um quadro gripal. Nesse momento, estavam entre os sintomas astenia, mialgia, cefaleia frontal e distúrbios gustativos e olfativos.
Na realização de novo teste, no dia 13 de outubro, foi confirmada a presença do vírus SARS-CoV2, indicando novamente covid-19.