Novembro teve queda nos homicídios e em outros crimes no Rio Grande do Sul
Divulgado nesta quarta-feira, o mais recente relatório estatístico da Secretaria da Segurança Pública do Rio Grande do Sul mostra, entre outubro e novembro, uma redução nas ocorrências de crimes graves como homicídio, ataque a banco, roubo de veículo e assalto em transporte coletivo. As exceções ficaram por conta dos roubos e furtos em geral, além dos casos de feminicídio. (O Sul)
Lajeado prepara revisão do Plano de Saneamento Básico
Criado em 2013, o Plano Municipal de Saneamento Básico passa por um processo de revisão. As discussões, iniciadas neste ano, buscam atualizar o documento, que norteia os investimentos e metas referentes ao sistema de saneamento básico do município, e adaptá-lo ao novo Marco Regulatório, que entrou em vigor no meio do ano. Os trabalhos começaram pela revisão do capítulo 3, que trata da limpeza urbana e manejo dos resíduos sólidos. O documento, apresentado em reunião semana passada, trazia um comparativo entre as metas estabelecidas na época e a situação atual de Lajeado.
China alimenta exportação histórica de carne suína do Brasil em 2020
O apetite chinês pela carne suína brasileira não só se manteve como ficou ainda maior neste ano na comparação com 2019. E será ingrediente essencial na conquista de uma marca histórica para o Brasil: pela primeira vez, as exportações da proteína chegam à casa do milhão. Em análise do setor, Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA) projetou que os embarques totais de 2020 fiquem entre 1 milhão e 1,03 milhão de toneladas, alta de 37%. (GaúchaZH)
Inadimplência no comércio de Lajeado cai 0,5%
Dezembro iniciou com queda de 0,5% ante novembro no índice de inadimplência no comércio de Lajeado, o qual atingiu a marca de 24%, o que corresponde a 15.346 CPF’s com algum restritivo junto ao SCPC. Segundo dados obtidos pela Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) Lajeado junto à Boa Vista na quarta-feira (9), leve queda também foi observada no Estado, onde o índice caiu de 29% em novembro para 28,4% em dezembro.
O perfil dos inadimplentes, tanto no município quanto no Estado é semelhante: a maior concentração está em quem tem de 35 a 39 anos (16,1% em Lajeado e 13,2% no RS) e recebe entre um e dois salários (54,7% e 51,5%). A diferença está no sexo, sendo localmente a maioria homens (51,7%) e no Estado, mulheres (50,3%).
Banco Central mantém taxa básica de juro em 2% ao ano, mas economistas veem alta em 2021
Apesar da alta recente da inflação, o Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central decidiu, por unanimidade, manter a Selic (a taxa básica da economia) em 2% ao ano. Esta é a terceira vez que a Selic não sofre alteração, após nove cortes consecutivos. Com isso, a taxa se manteve no piso da série histórica do Copom, iniciada em junho de 1996.
Com expectativas de inflação mais elevadas, o mercado financeiro vem projetando o reinício da alta de juros para meses mais próximos. Conforme o Relatório de Mercado Focus, que compila as projeções das instituições financeiras, a expectativa é de que a Selic suba para 2,25% ao ano em agosto do próximo ano. (GaúchaZH)
Bolsonaro inaugura nesta quinta a nova ponte do Guaíba, em Porto Alegre
Em visita ao Rio Grande do Sul nesta quinta-feira (10), o presidente Jair Bolsonaro inaugura, junto com o ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, o trecho já concluído da nova ponte do Guaíba, em Porto Alegre.
As obras da estrutura, que tem 12,3 quilômetros de extensão, estão 95% finalizadas.
Bolsonaro e Freitas também participam, no quilômetro 330 da BR-116, em Barra do Ribeiro, da liberação de um trecho duplicado da rodovia. (O Sul)
Brasil registra mais de 800 mortes por Covid-19 em 24 horas
As mortes por conta da pandemia atingiram 178.995. Entre terça e esta quarta-feira, foram registradas 836 novas mortes. O Rio Grande do Sul registrou mais 73 mortes provocadas pela doença. O Vale do Taquari soma um novo óbito e 198 novos casos de Covid-19 nesta quarta-feira na contagem da Secretaria Estadual de Saúde. A morte é de um homem de 81 anos, morador de Arroio do Meio. Agora, oficialmente, são 167 mortes pela doença na região.