O Ministério da Educação (MEC) divulgou nesta quarta-feira, 9, o Conceito Preliminar de Curso (CPC), indicador que avalia a qualidade dos cursos de graduação que participaram do Enade 2019. Dos dez melhores cursos de instituições privadas do Rio Grande do Sul, quatro são da Univates (Educação Física, Engenharia de Produção, Farmácia e Nutrição).
A Univates, que neste ciclo teve 19 cursos avaliados, conseguiu resultados acima da média brasileira. Todos os cursos obtiveram conceitos de excelência (notas 4 ou 5, numa escala que vai de 1 a 5), sendo que no País menos da metade dos cursos alcançaram esses conceitos. Os cursos de Educação Física (bacharelado), Engenharia de Controle e Automação, Engenharia de Produção, Farmácia e Nutrição alcançaram a nota máxima: 5.
Os demais – Enfermagem, Estética e Cosmética, Biomedicina, Fisioterapia, Engenharia Mecânica, Medicina, Odontologia, Engenharia Química, Engenharia Civil, Engenharia Ambiental, Engenharia de Alimentos, Engenharia Elétrica, Arquitetura e Urbanismo e Engenharia da Computação – alcançaram nota 4. No Enade 2019 foram avaliados, no RS, quase 600 cursos das áreas da saúde, engenharias e arquitetura.
O CPC é calculado com base no desempenho dos estudantes na prova do Enade, no valor agregado pelo curso ao desenvolvimento dos estudantes concluintes, no perfil do corpo docente do curso e na percepção dos estudantes sobre as condições oferecidas ao seu processo formativo.