A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) emitiu alerta na segunda-feira, 7, sobre a chegada da Candida auris ao Brasil. Conforme matéria publicada pelo G1, o médico Alessandro Pasqualotto ressalta que o vírus preocupa devido ao seu potencial de gerar surtos localizados em hospitais e outros ambientes.
Na Bahia, um homem foi internado com covid-19 e também por estar infectado por um fungo, tornando-se o provável primeiro caso de adoecimento por Candida auris no país.
A Anvisa alerta que trata-se de um “fungo emergente que representa uma séria ameaça à saúde pública”. Descoberto em 2009, o fungo já se alastrou por mais de 30 países e causa preocupação por ser “multirresistente” a medicamentos e fatal em cerca de 39% dos casos.
De acordo com estimativas publicadas por pesquisadores chineses na revista BMC Infectious Diseases em novembro, há ao menos 4,7 mil casos de infecção pela Candida auris já registrados em 33 países, com taxa de mortalidade média em 39%.
A Anvisa ainda alertou que o fungo possui resistência a vários medicamentos antifúngicos comumente utilizados para tratar infecções por Candida.