La Niña perde força e melhora perspectiva da estiagem no RS

Agricultura

La Niña perde força e melhora perspectiva da estiagem no RS

Inmet estima que ciclo de chuvas comece a se regularizar no início de 2021. Até lá, Defesa Civil mantém alerta de estiagem severa, em especial no noroeste e norte do RS. Para a agricultura, maior prejuízo está na lavoura de milho. Mais de 100 municípios decretaram situação de emergência

La Niña perde força e melhora perspectiva da estiagem no RS
(Foto: Filipe Faleiro)
Estado

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) acredita que o período mais intenso no fenômeno La Niña esteja no fim. Isso traz a expectativa de que o ciclo de chuvas no RS esteja próximo a retornar ao normal.
No entanto, esse é um apontamento para as próximas semanas, em especial a partir da chegada do verão, no dia 21 de dezembro. Até lá, as precipitações continuam abaixo do necessário para a recuperação dos reservatórios de água, umidade do solo e melhoria das condições das lavouras, em especial de milho.

Pelo acompanhamento das chuvas, os meses de agosto, setembro e outubro foram quase nulos em termos de precipitações. Conforme o Inmet, os volumes mais significativos só começaram a ser registrados em novembro.

Essa situação trouxe impactos para diversas cidades gaúchas. Conforme a Defesa Civil, já são 101 municípios que decretaram situação de emergência. Com a perspectiva de continuidade de chuvas abaixo da média, foi feito um alerta de estiagem severa para o RS.

Em comparação com o mesmo período do ano passado, a Defesa Civil informa que não havia nenhum município com situação de emergência por estiagem. Esses movimentos só começaram em dezembro.

Qualidade do milho prejudicada

Conforme o gerente adjunto do escritório regional da Emater\Ascar-RS, Carlos Lagemann, as lavouras de milho no Vale do Taquari estão entrando na fase final para a colheita. A média de 30 milímetros de chuva da última semana foi insuficiente para recuperar a qualidade do grão.

O milho costuma ser colhido a partir da segunda semana de dezembro. As espigas já estão formadas, agora é o período em que o grão enche, explica Lagemann. “Com a chuva abaixo da média, essa safra terá perda de tamanho e de qualidade.”

Como a maior parte das propriedades da região usa o milho para silagem, a quantidade bem como o valor nutricional para alimentação animal será reduzida. Como consequência, o custo de produção aumenta.

Comitê avalia estiagem

Nesta sexta-feira, dia 11 de dezembro, o Comitê da bacia hidrográfica Taquari-Antas promove um painel para debater ações preventivas e emergenciais de estiagens.

A programação terá apresentação sobre as condições dos mananciais, por parte dos representantes das associações dos municípios do Nordeste, Campos de Cima da Serra e Vale do Taquari.

Também participam o coordenador técnico de agricultura e meio ambiente da Famurs, da Sala de Situação da Secretaria Estadual de Meio Ambiente e integrantes da Corsan. O evento ocorre a partir das 9h15min, por meio de videoconferência.

Previsão do tempo

Quarta-feira
Predomínio do sol
durante todo o dia
Min: 18ºC
Máx: 30ºC

Quinta-feira
Dia ensolarado. Pela manhã temperatura agradável e à tarde calor
Min: 18ºC
Máx: 32ºC

Sexta-feira
Dia será de sol
e muito calor
Min: 21ºC
Máx: 36ºC

 

Acompanhe
nossas
redes sociais