“Todo o Vale do Taquari estará representado”, diz novo presidente do Codevat

Troca de comando

“Todo o Vale do Taquari estará representado”, diz novo presidente do Codevat

Luciano Moresco assume próxima gestão com Cíntia Agostini na vice-presidência. Próximo presidente participou do programa Frente e Verso, da Rádio A Hora 102.9, na manhã desta terça-feira, 8

“Todo o Vale do Taquari estará representado”, diz novo presidente do Codevat
Vale do Taquari
oktober-2024

O vereador de Encantado, Luciano Moresco, é indicado da Câmara da Indústria, Comércio e Serviços do Vale do Taquari (CIC Vale do Taquari) para a presidência do Conselho de Desenvolvimento do Vale do Taquari (Codevat). Na manhã desta terça-feira, 8, ele participou do programa Frente e Verso, da Rádio A Hora 102.9.

Na oportunidade, destacou que a diretoria é formada por representantes de diversos municípios, maneira em que o Vale será representado. “A presidência sai da região baixa e vai para a alta, isso transmite a ideia da democracia.”

Após quase oito anos à frente do conselho, Cíntia Agostini forma chapa, junto com Moresco, e é indicada pela Universidade do Vale do Taquari (Univates) para ocupar a vice-presidência. A Associação de Municípios do Vale do Taquari (Amvat) indicará ainda o nome do 1º secretário.

Moresco destaca que assume o cargo como sendo um desafio. “Com boa vontade para que possamos unir a região em cima de projetos que sirvam a todos”, ressalta.

Novo presidente

Luciano Moresco atualmente está no segundo mandato como vereador de Encantado, é formado em Direito pela Unisinos e pós-graduado pela Fundação Getúlio Vargas. É produtor rural, associado da Cooperativa Dália na criação de suínos. Foi secretário municipal de Administração de Encantado, de 2009 a 2012, e foi secretário da Fazenda por oito meses em 2017.

Moresco também foi presidente do Conselho Regional dos Pedágios (Corepe) de 2013 a 2015, tendo também como vice Cíntia Agostini.

De acordo com Moresco, será um desafio assumir a presidência do Codevat. Ele afirma estar ciente da responsabilidade de comandar um dos conselhos mais atuantes do estado.

“As comunidades regionais serão ouvidas e terão efetiva participação nas decisões que serão tomadas quanto às demandas regionais”, esclarece.

Esta será a primeira vez que o eixo de liderança do Codevat será transferido a Encantado. Conforme Cíntia, nas presidências anteriores, a sede ficava em Lajeado e seus presidentes na maior parte também. “É importante pensar a região como região de fato”, explica.

Ex-presidentes

Em 1991, quando criado, o conselho teve como presidente de transição o então prefeito de Estrela, Leonildo José Mariani. Após, o economista e reitor da Univates, Ney Lazzari, de 1992 a 1994. O professor de economia Dinizar Firmiano Becker presidiu o conselho de 1995 a 2000. De 2001 a 2012, voltou ao comando de Lazzari. Em 2013, ficou a cargo do prefeito de Fazenda Vilanova, José Cenci. Cíntia Agostini assumiu de 2013 a 2020.

Mudança de sede

Os conselhos de desenvolvimento, historicamente, surgiram dentro das universidades, e a Univates passou a dar suporte à estruturação do Conselho na região. O Codevat é um dos 26 Conselhos Regionais de Desenvolvimento (Coredes) do estado e congrega as lideranças representativas das áreas política, econômica, cultural e social do Vale do Taquari.

Devido à necessidade de redução de despesas, neste ano, a reitoria da Univates decidiu pela transferência da estrutura, que ocupa agora uma sala no prédio da Antiga Polar em Estrela, onde funciona a Associação dos Municípios (Amvat).

Moresco entende como um passo importante para o Vale expandir a participação com representatividade de outras cidades. “Integra microrregiões até então menos participativas”, argumenta.

“Um conselho que representa as demandas regionais”

Conforme a atual presidente Cíntia, chapas de oposição são legitimas, porém a eleição do Codevat abarca todas as entidades da região, por isso a escolha dos cargos é realizada com indicações das entidades regionais. “Não somos mais uma entidade e, sim, um conselho que representa todas as demandas regionais e por isso é construído em conjunto”, argumenta.

Confira a entrevista de Luciano Moresco na íntegra

 

Acompanhe
nossas
redes sociais