Prefeito de Westfália avalia gestão e 2ª lugar no ranking de qualidade de vida

Classificação

Prefeito de Westfália avalia gestão e 2ª lugar no ranking de qualidade de vida

Otavio Landmeier se despede após quatro anos como chefe do Executivo e destaca trabalho conjunto entre administração pública e rede privada

Prefeito de Westfália avalia gestão e 2ª lugar no ranking de qualidade de vida
(Foto: Laura Mallmann)
Vale do Taquari

O prefeito do município de Westfália, Otavio Landmeier, que se despede da gestão no fim do ano, participou do programa A Hora Bom Dia, desta terça-feira, dia 8, para avaliar o atual governo e também o estudo da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), que indica o município em segundo no ranking nacional de qualidade de vida.

O estudo da Fiocruz desenvolveu um indicador de desigualdade no Brasil, o Índice Brasileiro de Privação (IBP), que será lançado nesta semana. A partir dele, foi possível elaborar uma espécie de ranking de qualidade de vida das cidades do país.

Com base nos dados do último Censo, realizado em 2010 pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), foram agregadas três áreas para a elaboração do ranking: renda, educação e condições de moradia da população, como saneamento. Entre as mil melhores cidades em IBP, apenas cinco são do Rio Grande do Sul, entre elas, Westfália, do Vale do Taquari, que ocupa a segunda colocação. Em primeiro lugar está a também gaúcha São Vendelino.

Landmeier atribui esse destaque a comunidade de Westfália. “Nosso povo trabalha bastante e em conjunto com a administração em todas as gestões”, reforça. O município possui uma arrecadação de cerca de R$ 30 milhões. “Nossos trabalhadores rurais, empresas e comércio sempre foram incentivados pela gestão pública”, explica.

O prefeito comemora o desempenho no ranking. “É uma satisfação receber essa notícia no fim do governo. É um objetivo que se atinge e que é trabalhado desde a emancipação do município com a oferta de qualidade de vida das pessoas”, ressalta.

Prefeitura

Toda a gestão pública soma cerca de 150 funcionários, contando vereadores e servidores. “Cuidamos a porcentagem da folha salarial, pois esse critério que define se poderemos investir ou não com recursos próprios”, reforça.

Em 2011, a Fundação Getúlio Vargas (FGV) realizou uma pesquisa que indicou que o município possuía a melhor distribuição de renda do país. “Acredito que isso ocorre pela forte atuação do cooperativismo local. Temos a Cooperativa Languiru, a Cosuel e a Santa Clara e a Certel Energia”, avalia.

Covid-19 no município

No município, são 109 confirmados e apenas nove ativos. Westfália ainda não registrou óbitos em decorrência da doença. Landmeier explica que a Secretaria de Saúde acompanha todos os dias os casos ativos para conter o avanço.

Plano Diretor

Landmeier explica que o Plano Diretor é um projeto de desenvolvimento para o futuro do município, que recebe ajuste ao longo dos anos. Segundo o prefeito, alguns pontos foram questionados quando o Plano foi apresentado. “Muitos reclamaram da largura da calçada na rua central. Porém, ela foi planejada para atender projetos de arborização. Para abrigar pedestres, placas, árvores e postes, a calçada está sendo planejada com 3 metros”, explica.

Confira a entrevista na íntegra:

 

Acompanhe
nossas
redes sociais